Amazonas sedia primeiro Congresso Internacional de Teatro

Amazonas sedia primeiro Congresso Internacional de Teatro
Foto: Hamyle Nobre
Compartilhe

Em maio, o estado vai sediar o primeiro Congresso Internacional de Teatro do Amazonas (Cita), com o tema “Pedagogias, Saberes e Decolonialidades”. O evento, organizado pelo Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem programação entre os dias 9 e 20 deste mês, na capital e em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com mesas de debate, palestras e apresentações.

Entre os convidados confirmados estão Josette Féral, da França; Ashley Lucas, dos Estados Unidos; Jorge Dubatti e Jazmín García Sathicq, da Argentina; Carla Marcelino, do Equador; além de Denis Bezerra, do Pará; Vicente Concilio, de Santa Catarina; Juliano Casimiro, de Tocantins; Maria Lúcia Pupo e Kleber Lourenço, de São Paulo; Isadora Ravena, do Ceará; Humberto Sueyoshi, do Acre; Janilce Rodrigues, do Distrito Federal; e Mônica Santana, da Bahia. O Amazonas vai ser representado por nomes como Ítalo Rui, Dinne Queiroz, Thais Vasconcelos, Cleber Ferreira, Márcio Braz, Diogo Ramon, Clarinda Ramos, Denni Sales, França Viana, Daniely Lima e Fábio Moura.

“O critério para escolha dos convidados é de representatividade, no sentido de ter pessoas de todas as regiões do País, associações como Abrace, Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, que é representado pelo Denis Bezerra, e a FAEB, Federação de Artes Educadores do Brasil, com o Juliano Casimiro, artistas e pesquisadores racializados e LGBT”, define Vanja Poty, coordenadora do Curso de Teatro da UEA. “É um congresso diverso e a programação extensa contempla muitas potências”.

Vanja adianta que o Cita celebra 13 anos do Curso de Teatro da UEA e, a partir do encontro acadêmico, a universidade quer propor a abertura do curso modular de teatro em Parintins.

“Também estamos trabalhando para firmar um convênio bilateral com o Equador, entre as universidades dos dois países”, comenta a coordenadora.

 

Pesquisa

Segundo Taciano Soares, que está à frente da programação acadêmica e de Parintins, destaca que o Cita inaugura um momento importante, de colocar Manaus dentro do circuito de discussão da pesquisa em Artes, sobretudo em Teatro.

“Sabemos que o fato de estarmos distantes geograficamente reverbera em dificuldades de aproximar fazedores de cultura, pesquisadores, artistas, docentes e discentes brasileiros e de outros lugares do mundo”, pontua o professor. “O Cita é um esforço coletivo do curso de Teatro da UEA para diminuir essa fronteira, trazer e emancipar algumas discussões sobre o teatro feito na academia, a partir da academia e com a academia”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!