Amazonas tem 11 cepas de coronavírus circulando; veja quais são

Variante coronavírus - Imagem: Ilustrativa/ Pixabay
Compartilhe

De março até novembro deste ano, o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) identificou 11 linhagens do Sars-CoV-2 circulando no Estado.

Segundo o pesquisador e vice-diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Felipe Naveca, o instituto realiza o sequenciamento da Sars-CoV-2 no Amazonas todos os meses.

“Nós temos 148 genomas sequenciados de todos os meses, de março até novembro, de 25 municípios. Estamos preparando dezembro”, contou o pesquisador. Até aqui, a nova linhagem encontrada no Reino Unido e que foi identificada em dois pacientes de São Paulo não teve presença registrada no Amazonas .

As 11 linhagens – popularmente conhecidas como ‘cepas’ – do vírus presente no Amazonas atualmente são: A.2, B.1, B.1.1, B.1.1.143, B.1.1.253, B.1.1.28, B.1.1.33, B.1.111, B.1.179, B.1.35 e B.1.5. Neste fim de semana, autoridades de saúde do Japão encontraram uma linhagem inédita no País em quatro pacientes que passaram pelo Amazonas. No entanto, a linhagem encontrada não foi revelada.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Por conta do alto número de variantes, muitos amazonenses temem que o vírus Sars-Cov possa mudar do 2 para o 3 e ser ainda mais letal. Entretanto, Naveca esclarece que não é algo tão fácil de acontecer.

“Não é assim que acontece. Para que surja o 3, provavelmente haverá um novo evento de salto de espécies para o ser humano, onde esse novo vírus será muito diferente do ponto de vista genético, ao ponto de não ser reconhecido pelo sistema imune de alguém que se infectou com o outro. Foi assim com o 1 e o 2”, esclareceu o pesquisador.

Pesquisa no Amazonas

O sequenciamento genético do novo coronavírus no Amazonas é realizado pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), e a Rede Genômica de Vigilância em Saúde, patrocinada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Além disso, o grupo de pesquisa também recebe recursos federais da FioCruz e CNPq.

“Temos um grupo de pesquisa que está trabalhando com essa vigilância há algum tempo a exemplo de outras doenças importantes que circulam como as arboviroses e isso tem avançado no Amazonas com as parcerias principalmente com a FVS. Normalmente bimensalmente, como falei, temos 148 genomas sequenciados entre março e novembro. Dezembro está em andamento”, concluiu Felipe Naveca.

Fonte: A Crítica

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!