A final do Miss Mundo 2024, maior concurso do planeta em participantes, ocorreu neste sábado (9) em Mumbai, na Índia, e consagrou a Miss República Tcheca, Krystyna Pyszková, a vencedora dentre 112 candidatas. Não houve transmissão do concurso na TV aberta ou paga no Brasil.
A Miss Líbano, Yasmina Zaytoun, ficou em segundo lugar. As misses Botsuana, Lesego Chombo, e Trindade e Tobago, Aché Abrahams, fecharam o Top 4 de finalistas.
A Miss Mundo Brasil, Letícia Frota, ficou no Top 8 e levou a estatueta de “Beauty With a Purpose”, ou seja, beleza com um propósito, em tradução livre. Quando eleitas como representantes de seu país para concorrer ao Miss Mundo, as participantes se tornam embaixadoras de uma causa, com o intuito de ajudar outras pessoas.
A amazonense Leticia Frota, 20, tentou quebrar o jejum de 53 anos sem vitórias do Brasil no concurso. A última e única vitória veio em 1971 com a carioca Lucia Petterle.
Após receber o título no Brasil, Letícia passou a ser embaixadora da luta contra a hanseníase no país, a principal causa social abraçada pelo concurso e compartilhou diversas falas sobre o assunto, em suas redes sociais. Ela também participou em conferências internacionais na Índia e no Vaticano, onde foi recebida pelo Papa Francisco.
“Estou aqui representando a Amazônia”, falou Letícia ao saber que seu projeto ficou em 1º lugar. Ela já havia vencido pelas Américas.