Amazonenses se destacam em campeonato internacional de xadrez

Foto: Divulgação/Acervo Pessoal
Compartilhe

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a dupla de estudantes da rede estadual Marcelo Miraval e Suan Lira, e o professor Andrey Neves, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Elisa Bessa Freire, disputaram a oitava edição do Floripa Chess Open 2022. A competição começou no dia 21 de janeiro e finalizou no domingo (30/01), no Lira Tênis Clube, em Florianópolis.

O 8º Floripa Chess Open 2022 – Alínea Urbanismo é um torneio aberto a qualquer enxadrista, essa edição tem como objetivo contribuir para melhoria do nível técnico do xadrez brasileiro e sul-americano, além de incentivar o esporte, congregar a comunidade enxadrística nacional e promover o intercâmbio cultural e social.

Conquistando a medalha de prata na categoria Chess School, o estudante Marcelo Miraval, 12, é um dos representantes da equipe amazonense. Ele diz estar muito empolgado com a competição, feliz com o resultado e a experiência obtida de estar em um torneio mundial.

“Eu estou muito feliz de ter conseguido ganhar uma medalha neste torneio internacional, foi muito legal competir assim. Eu planejo seguir a carreira do esporte, então vou me dedicar mais para crescer e conseguir a medalha de ouro”, diz o aluno.

Além da conquista da medalha, os estudantes também conquistaram o Rating da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE). O treinador Andrey Neves, também professor e Mestre FIDE (FM) de xadrez, está muito orgulhoso dos alunos, além de reforçar a experiência e agradecer o incentivo dado pelo Governo do Amazonas.

“Tivemos uma ótima participação dos meninos, eles conseguiram obter novas conquistas, além da experiência no campeonato. Suas evoluções são notáveis, eles aprenderam muito com tudo e isso é muito bom”, reitera o treinador.

Realizado pela FIDE, o campeonato internacional contou com a participação de mais de 500 enxadristas e 85% dos jogadores tinham titulação. Ao todo, foram dez rodadas onde os jogadores tiveram 90 minutos e mais 30 segundos por jogada no tabuleiro.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais