Amazônia: Desmatamento cai em março, mas região registra pior trimestre

Foi registrado uma alta de 64% em relação ao mesmo período de 2021 Foto: Agência Brasil
Compartilhe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, nesta sexta-feira (08/04), o registro de 312,23 km² de desmatamento na Amazônia no último mês de março, área 15% menor do que a registrada em 2021.

Apesar destes dados, os três primeiros meses, que geralmente não estão no foco dos desmatadores, tiveram uma alta de 64% em relação ao mesmo período do ano passado, cerca de 941,3 km² de floresta perdida. Já é considerado o pior registro da série histórica do Inpe.

A porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, Cristiane Mazzetti, destaca que a divulgação das informações ocorre na mesma semana em que o Brasil divulgou suas novas metas para redução das emissões de gases do efeito estufa.

“A conservação de florestas e outros ecossistemas está entre as soluções apontadas pelo IPCC para limitar o aquecimento do planeta em 1,5ºC . No entanto, o Brasil, que teria plenas condições de ser uma liderança climática, passa por uma gestão federal que caminha deliberadamente na direção oposta, agindo de maneira incompatível com os avisos da ciência”, comentou a porta-voz.

O período entre dezembro e março acumula, normalmente, taxas menores de desmate já que estão dentro da estação chuvosa da maioria dos estados. O deslocamento da área, de equipamentos pesados e nebulosidade dificultam o processo.

“Se você olhar os números mensais e comparar com os períodos mais secos, esse período que a gente está vivendo agora é mais baixo. Só que o mais baixo desse período que estamos vivendo agora está sendo mais alto do que o baixo dos outros anos. A gente costumava detectar muito pouco desmatamento nesta época” completou Gabriel Lui, coordenador de Uso da Terra do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Fonte: G1

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais