Americanas perde 5 milhões de clientes e fecha 43 lojas desde janeiro

Justiça usa ação para resguardar trabalhadores das Americanas
Foto: Tânia Rego
Compartilhe

A Americanas teve uma queda de aproximadamente 9,9% na base de clientes ativos desde dezembro de 2022 até maio de 2023, passando de 49,1 milhões para 44,2 milhões no intervalo.

As informações constam de relatório mensal divulgado na sexta-feira (30/06) pelos administradores judiciais da varejista, a Preserva-Ação Administração Judicial e o Escritório de Advocacia Zveiter.

O relatório indica também que a varejista fechou 43 lojas de janeiro de 2023 até 18 de junho, chegando a 1.837 unidades no país, um recuo de 2,3% no período.

Os dados coletados pelos administradores durante os últimos meses mostram ainda que o número de funcionários da varejista saiu de 40.426 em 13 de março para 36.971 em 18 de junho, uma queda de 3.455 colaboradores, ou de 8,5%.

Segundo o relatório dos administradores judiciais, a varejista foi obrigada a rever o modelo do negócio após o escândalo.

“O prazo de pagamento a fornecedores diminuiu consideravelmente após janeiro de 2023”, aponta o relatório, indicando a pressão das empresas em receber os recursos devidos pela Americanas.

Em junho de 2022, o prazo médio de pagamento aos fornecedores era de 97 dias, e alcançou 122 dias em dezembro. Porém, desabou para apenas quatro dias em maio de 2023.

Ao final de maio, a Americanas contava com um caixa disponível no valor de R$ 1,178 bilhão, uma queda de 48,4% em relação aos R$ 2,283 bilhões em dezembro do ano passado.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais