Ana Maria Machado reconta O alfaiate valente, dos irmãos Grimm

Novo livro da escritora premiada ganha oralidade, cores e traços criados para os leitores brasileiros Imagem: divulgação
Compartilhe

Escrito pelos irmãos Grimm, O alfaiate valente foi publicado originalmente no século XIX, na coletânea Contos maravilhosos infantis e domésticos. Mas os temas da história permanecem atuais para o público infantil: ingenuidade, esperteza, valentia e um certo golpe de sorte.

O clássico da literatura infantojuvenil chega aos leitores brasileiros no reconto da premiada escritora Ana Maria Machado, em lançamento da FTD Educação. Para criar uma versão repleta de humor e originalidade, a autora buscou uma voz própria e muita oralidade nas memórias afetivas da infância.

“Durante o processo de edição, a autora destacou que ouvia esta história contada pela avó e pela mãe. E que este foi um dos clássicos que marcou a infância e o imaginário dela. Recontá-la era um desejo antigo”, comenta Camila Saraiva, editora de literatura da FTD Educação.

Recomendado para leitores a partir da Educação Infantil, o texto apresenta ainda informações sobre a produção de tecidos e o ofício de alfaiate, uma profissão pouco conhecida pelas crianças de hoje.

As ilustrações de Bruno Nunes surpreendem ao contar a história nos detalhes, nas cores e no ângulo inusitado das cenas. A parceria entre a escritora e o ilustrador começou em 2013, quando Nunes ilustrou outro livro de Ana Maria Machado (O pavão do abre e fecha).

“É sempre um grande prazer poder dar vida aos textos que ela escreve. A riqueza de detalhes e o humor único de suas histórias tornam meu trabalho de ilustração muito mais fácil e divertido. Para criar a narrativa visual de O alfaiate valente e dar vida ao universo dos contos tradicionais infantis, misturei a arte feita à mão, com tintas e pincéis, a técnicas digitais”, explica Bruno Nunes, em sua pequena autobiografia ao fim do livro.

Como nas histórias clássicas para crianças, o enredo se passa em um mundo encantado, em que há gigantes. É nele que o alfaiate João vive uma grande aventura. Quando ele mata sete moscas que sobrevoam seu lanche, orgulhoso do feito, confecciona um cinto bordado com a seguinte frase: “De um golpe, matei sete”.

Ao ver João com o cinto, os moradores da aldeia acham o fato engraçado, porque sabem que, na verdade, ele só matou sete insetos. Magoado, o alfaiate resolve correr mundo, mas mal sabe que logo vai precisar de muita valentia e esperteza para enfrentar dois gigantes terríveis e provar quanto sua inteligência e coragem são grandes de verdade!

A AUTORA

Ana Maria Machado é autora de mais de 100 livros e sua obra já foi traduzida em 28 países. Ganhadora de muitos prêmios, em 2000 recebeu o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil; em 2001, o Machado de Assis, maior prêmio literário nacional; e, em 2010, o prêmio Príncipe Claus, da Holanda, concedido a artistas e intelectuais de reconhecida contribuição nos campos da cultura e do desenvolvimento. Desde 2003, integra a Academia Brasileira de Letras.

O ILUSTRADOR

Bruno Nunes nasceu em Belo Horizonte (MG) e formou-se em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Trabalha como autor e ilustrador de livros e tem mais de 20 títulos ilustrados, entre eles, livros do historiador Joel Rufino dos Santos e da própria Ana Maria Machado. Como autor, escreveu e ilustrou duas obras: Eu sou uma ilha (2021) e Meu reino por um chocolate (2017).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais