Antropólogo-artista lança livro sobre vivência xamânica com os Yanomani

Radicado no Amazonas, pesquisador e professor da UEA lança obra nesta quinta-feira (06) Foto: Divulgação
Compartilhe

“Do sopro ao afeto: corpos kõkãmou na experiência xamânica” é o título do novo livro de Luiz Davi Vieira Gonçalves, autor e professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que também tem sua carreira com performer, diretor de teatro e antropólogo-artista. O lançamento será esta quinta-feira (06/10), às 17h, no Centro de Medicina Indígena Bahserikowi (Rua Bernardo Ramos, 97 – Centro). A entrada é gratuita e haverá uma roda de conversa sobre os desafios da pesquisa junto com povos tradicionais e xamanismo.

Com 164 páginas, a obra comtempla uma vivência de pouco mais de 10 anos de Davi Gonçalves com os povos Yanomami, com uma versão reduzida da pesquisa de pós-doutorado e doutorado sobre o corpo e xamanismo. É a partir da cosmologia indígena, um conceito sistematizado pela antropologia no mundo, que conceitua o cosmos como a forma de pensamento dos povos tradicionais, que o autor ancorou sua pesquisa e estudos. A obra relata como ele chegou até a vivência e a pesquisa com os Yanomami, já que no início pesquisava vários povos. “Talvez eu não tenha escolhido, eu fui escolhido pelos espíritos Yanomami, pelas referências dos espíritos Yanomami. O livro explica isso”, conta o autor.

Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás, autor de livros sobre xamanismo, performance art e afeto na prática de rituais, foi no Amazonas que Davi Gonçalves iniciou as pesquisas em Antropologia com os povos originários, a partir do ingresso no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS-UFAM), onde fez especialização, doutorado e pós-doutorado. Com isso, ele se tornou um antropólogo-artista.

Entre os convidados para o debate, incluindo o autor, estão José Mário Yanonami , residente da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Adjacentes (Ayrca) e Criz Dkey HuniKuim,  Diretor da Performance Ritual Üphu do Instituto Tabihuni. A mediação será realizada pelo antropólogo Agenor Vasconcelos (PPGSCA/UFAM).

Além do dia do lançamento, o livro poderá ser comprado pelo site da Hucitec Editora (www.lojahucitec.com.br/shop). O valor é R$50. Todo o valor da venda do livro, no lançamento, será revertido para a Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Adjacentes (Ayrca).

 SOBRE O AUTOR

Luiz Davi Vieira Gonçalves é Performer, Diretor de Teatro e Antropólogo-Artista. Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Professor titular do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH, Professor e Vice-Coordenador do Mestrado Profissional em Artes – Prof-Artes UFAM/UEA. Integra a diretoria do Instituto Tabihuni, lidera e participa de diretórios, assim como coordena projetos de extensão em universidades do Amazonas, Minas Gerais e São Paulo. Tem pós-doutorado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com a pesquisa intitulada: O(s) Corpo(s) kõkamõu: a performatividade do pajé-hekura Yanonami da região de Maturacá. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC, linha de pesquisa: História Cultural, com a pesquisa: A Teatralidade na Obra de Siron Franco: uma relação entre Teatro, Artes Plásticas e História em Goiás (1988 a 1999). Graduado em Artes Cênicas – Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás.

Serviço

Local: Centro de Medicina Indígena Bahserikowi

Rua Bernardo Ramos, 97 – Centro, Manaus – AM

Data: dia 06 de outubro

Horário: 17h (Manaus)

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais