Apagão deixa 13 das 16 cidades do Amapá sem energia elétrica

Foto: reprodução/cut
Compartilhe

Mais de dois meses depois do apagão que causou transtornos à população, o estado do Amapá voltou a registrar falta de energia em 13 dos 16 municípios. A origem do problema foi na linha de transmissão da empresa Linhas e Macapá Transmissora de Energia (LMTE), a mesma que havia afetado as cidades entre outubro e novembro do ano passado. Ao todo, foram 21 dias sem energia elétrica por causa de um incêndio numa subestação da capital, Macapá.

A LMTE informou que o problema foi rapidamente sanado e o fornecimento restabelecido no começo da noite desta quarta-feira. A empresa emitiu comunicado para explicar o problema e classificou a falta de energia na linha de transmissão energética de Laranjal a Macapá como uma “ocorrência externa ao seu controle”.

Sem fornecer mais informações sobre a causa do problema, a empresa se limitou a informar que “tal evento ocorre diariamente no Brasil” e “expõe a fragilidade do sistema de energia do Amapá, que não conta com redundância (de sistemas) devido à questão de planejamento setorial”.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Em nota, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), responsável por distribuir a energia para todo o estado, também informou que aguardará por informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e que o problema não teve qualquer relação com a distribuição. De acordo com a companhia, o fornecimento começou a ser restabelecido perto das 16h20 (17h20 em Brasília).

No ano passado, a falta de energia provocou perda de alimentos refrigerados e diversos tumultos no Amapá. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, anunciou a abertura de uma investigação para apurar as causas do apagão no estado.

O problema fez com que as eleições municipais fossem adiadas, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP). Em 16 de novembro, balsas com geradores temelétricos (movidos a combustíveis) foram deslocados para o estado para serem instalados em subestações de Macapá e Santana. Foi o início da restauração da energia, retomado apenas em 24 daquele mês.

Fonte: Agência Estado

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!