Apesar da queda de mortes e casos de covid-19, pesquisa alerta para possível novo pico em junho se isolamento for relaxado

Pesquisador da Ufam diz que ainda não se pode comemorar a queda dos números de Covid-19 em Manaus e que medidas como isolamento precisam ser mantidas sob pena de haver um novo e mais forte pico de doentes e mortos.
Gráficos mostram nível de isolamento em Manaus e de casos de Covid-19
Compartilhe

Manaus tem 85 mil pessoas infectadas ativas com o novo coronavirus. O número é da pesquisa “Curva epidemiológica Covid-19 em Manaus,” realizada pela Ufam, em parceria com a Fapeam, sobre a contaminação do novo coronavirus na capital. Os números sugerem que a capital precisa manter as medidas de prevenção e isolamento social para não sofrer com um novo pico de casos e mortes nos próximos dias.

Segundo o professor e pesquisador do Departamento de Matemática e Estatística da Ufam , Alexander Steinmetz, os dados foram coletados até o dia 11 de maio e a pesquisa analisou os números de casos confirmados da FVS-Am e os de sepultamentos na Capital . Em ambas as metodologias, o resultado foi semelhante e apontou para um leve e lento decréscimo de Covid-19 a partir do uso de máscaras por uma grande parte da população. E ainda uma queda devido ao isolamento social que ficou abaixo do esperado, mas já surtiu efeito.

Diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, e o professor e pesquisador da Ufam, Alexander Steinmetz, falaram sobre pesquisa do Coronavírus em Manaus.

O Isolamento em Manaus foi de 40% no período. A pesquisa da Ufam e Fapeam, estima que só esta medida já ajudou a salvar mais de 2.500 pessoas que poderiam ter sido contaminadas e entrado em estado grave.

A pesquisa concluiu que de 19 a 15% da população de Manaus estaria imune ao novo coronavirus. Pessoas que já tiveram contato ou que até contraíram a infecção e já se curaram. O número é considerado ainda pequeno para o que os cientistas chamam de imunização de rebando, quando a maioria da população já está imune ao vírus.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

 

Outro ponto bastante evidente no estudo é que o pico de mortes e casos graves em abril pode se repetir no início de junto. Isso pode acontecer, de acordo com as projeções matemáticas, caso qualquer medida de prevenção da doença seja afrouxada, como menos isolamento ou menor uso das máscaras de proteção.

A recomendação final do estudo é de que se mantenham ou até se amplie o isolamento social nas próximas semanas em Manaus. “ A situação no interior é bem diferente. Ainda está  no início e muitos pacientes precisarão ser transladados para  capital. O que pode manter a pressão na rede hospitalar. Por isso é tão importante não comemorarmos ainda e mantermos os cuidados” concluiu o professor Alexander Steinmetz.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais