Após ação do MPF, IBGE decide divulgar dados sobre a orientação sexual da população

Foto: Reprodução
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de junho. - Foto: Reprodução
Compartilhe

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará dados sobre a orientação sexual da população, após ação judicial do Ministério Público Federal (MPF).

Os dados serão divulgados em maio na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

No caso, o MPF questionou a ausência de perguntas no Censo de 2022 sobre a população LGBTQIA+. Em reposta, o IBGE afirmou que o censo não é a melhor forma para obter esses dados, já que uma pessoa do domicílio pode responder pelos demais.

O IBGE defende então um levantamento mais sensível e privado.

O instituto informou também que a Defensoria Pública da União (DPU) solicitou a contagem da população transexual no Censo 2020 e que o pedido foi considerado “improcedente” na Justiça, que acatou os argumentos do IBGE, segundo o instituto.

PNS

Ainda assim, o levantamento da PNS foi feito em 2019 e não contemplava a divulgação dos dados sobre orientação sexual.

A pesquisa trata da saúde da população e impactos nos serviços de saúde do país. Esta será a segunda edição do levantamento, que agora introduziu novos temas: “Entre eles, a pergunta sobre orientação sexual das pessoas com idade igual ou superior a 18 anos”, diz o IBGE.

MPF

O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida Dias, alegou que a falta de perguntas sobre a identidade de gênero e orientação sexual dificulta a síntese de políticas públicas à população LGBTQIA+.

O MPF chegou a apurar se houve omissão do IBGE por considerar que o censo é um guia completo para as políticas públicas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!