Um filhote de urso desorientado, intoxicado depois de comer mel alucinógeno, foi resgatado na província de Duzce, no noroeste da Turquia, nesta quinta-feira (11/08).
As imagens que circulam nas redes sociais mostram o urso balançando e choramingando enquanto estava sentado de barriga para cima na traseira de uma caminhonete. Ele foi levado ao veterinário, onde foi tratado.
Bear eats Mad Honey and gets high 🤣 pic.twitter.com/2Az2eQ2x3z
— Lukas Adamowicz (@LukasAdams44) August 11, 2022
O mel é produzido em pequenas quantidades por apicultores nas montanhas Kaçkar acima do Mar Negro, o único lugar no mundo além do sopé do Himalaia onde espécies nativas produzem um tipo de mel da flor de rododendro que pode ter efeitos alucinógenos.
Segundo o The Guardian, uma pequena colher sozinha ou tomada com água quente ou leite fervido é suficiente para induzir a um estado levemente alucinógeno ou eufórico.
Em excesso, o alimento pode reduzir a pressão arterial a níveis potencialmente perigosos e induzir náuseas, desmaios, convulsões, arritmia e, em casos raros, a morte. Dezenas de pessoas por ano são internadas nos hospitais na Turquia intoxicadas pelo mel louco.