App e-Título sofre instabilidade em dia de eleições. Eleitores que tentaram utilizar o aplicativo e-Título, que substitui o título de eleitor impresso, neste domingo (15), para votar em todo o Brasil, se depararam com telas de erro. O alto número de acesso levou a uma instabilidade que tornou o app inacessível para muitos usuários.
No Twitter, eleitores reclamaram que não conseguiam abrir o e-Título para checar informações básicas, como local de votação, seção e zona eleitoral, ou para justificar ausência. Os problemas se estenderam por toda a manhã em diversos estados.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que o app e-título sofre instabilidade em comunicado. “A área técnica do TSE informa que pode haver instabilidade momentânea no uso do e-Título em razão do excesso de acessos”, disse o órgão.
“Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos”, afirmou ainda o TSE.
Segundo o tribunal, mais 400 mil eleitores conseguiram justificar ausência nas eleições usando o aplicativo até as 8h30 deste domingo. Segundo relatos de eleitores, porém, o site do órgão também sofreu instabilidade.
Sem site e aplicativo, o TSE recomenda que eleitores busquem o seu chatbot de WhatsApp para tirar dúvidas sobre a eleição, incluindo local de votação e zona eleitoral. Para justificar ausência, porém, só indo pessoalmente a um local de votação ou esperar pela estabilização dos sistemas online.
Fonte: UOL