Segundo o calendário e a lei eleitoral brasileira a partir desta quinta-feira (30/06), emissoras de rádio e televisão não podem mais veicular programas apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições de 2022.
Pelo Brasil a fora, são centenas de apresentadores, repórteres e artistas que devem sair de cena para trilhar o caminho político nos próximos meses.
No Amazonas, Mario César Filho apresentador do Alô Cidade também deixa a TV A Crítica para tentar conseguir uma vaga na Aleam como Deputado Estadual.
Em Belém, o apresentador do Balanço Geral da Record TV, Marcus Pimenta, também já se despediu do público. A Apresentadora Priscila Amaral vai assumir o telejornal da capital paraense.
Em caso de descumprimento, a Emissora que tiver programas apresentados por candidatos paga multa que pode variar entre R$ 21.282,00 e R$ 106.410,00, duplicada em caso de reincidência. Além disso, a candidatura do apresentador é revogada. A regra vale tanto para as eleições proporcionais quanto para a majoritária.