Arte de Toda Gente promove cursos de acessibilidade cultural em Macapá

Entre os dias 13 e 15 de junho, o projeto Um Novo Olhar leva cursos e oficinas presenciais sobre Gestão e Produção Cultural Acessível, Audiodescrição em Contextos Culturais e Tecnologias Assistivas para a capital do Amapá. Foto: Divulgação
Compartilhe

Entre os dias 13 e 15 de junho de 2022, o projeto Um Novo Olhar promove o evento presencial Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente, em Macapá. Com foco em professores e educadores que trabalham ou interessados em trabalhar com pessoas com deficiência.

Os cursos e oficinas serão ministrados por professores e especialistas em acessibilidade, locais e de outros estados do Brasil, e serão oferecidos no SESC Amapá, tendo três temas: Gestão e Produção Cultural Acessível, Audiodescrição em Contextos Culturais e Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas Aplicadas em Cena.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site www.umnovoolhar.art.br. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Sobre o projeto Um Novo Olhar e o Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente

O projeto Um Novo Olhar, realizado pela Escola de Música da UFRJ em parceria com a Fundação Nacional das Artes – Funarte faz parte do programa Arte de Toda Gente e tem como objetivo ampliar o fomento e a difusão da pauta da cidadania cultural das pessoas com deficiência. Para isso, desde 2020 vem desenvolvendo um conjunto de ações que têm como foco principal a inclusão das atividades artísticas na vida de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio da acessibilidade e da democratização do acesso.

Entre as atividades desenvolvidas, estão seminários, encontros, difusão de artistas com deficiência e uma série de cursos que têm sido oferecidos até então em formato virtual. Depois de certificar cerca de 1.500 alunos nesses cursos, o projeto inicia suas atividades presenciais e é nesse sentido que surge o Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente. Promovido em conjunto com instituições parceiras, seu objetivo é mobilizar e fortalecer a pauta da acessibilidade cultural para as pessoas com deficiência em diferentes locais do Brasil.

Sua programação é construída a partir das demandas locais, de forma a promover, a partir de colaboração técnica, diferentes intercâmbios de saberes sobre o tema da acessibilidade e do direito cultural das pessoas com deficiência. Assim, para além das capacitações e formações nas oficinas e cursos oferecidos, o projeto Um Novo Olhar convoca novos pares para que se mantenha aquecida a pauta da cidadania cultural das pessoas com deficiência, suas demandas e conquistas, para avançarmos numa sociedade mais inclusiva e equitativa, que viva e valorize a diversidade e para a qual a cultura e a arte sejam elementos significativos e centrais para seu desenvolvimento.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais