Manaus, 25 de junho de 2021
PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Artista indígena Djuena Tikuna sai em turnê nacional pelo Sonora Brasil

blank
Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on skype
Share on email

A  artista amazonense Djuena Tikuna vai lançar o seu segundo CD nos próximos dias mas antes ela embarca no projeto Sonora Brasil, o maior  de circulação nacional, que este ano tem como um dos seus temas a música dos Povos Originários. O lançamento do projeto é no próximo dia 23/04, no SESC Bom Retiro, na capital paulista.

Durante o biênio 2019/2020 Djuena se apresenta em todas as capitais do país, entre outras cidades, como Castanhal (PA), Juazeiro do Norte (CE), Gurupi (TO). No Amazonas, o Sesc Sonora acontecerá em Manaus (12/08) e Parintins (14/08).   blankAlém da artista amazonense, outros grupos indígenas fazem parte da caravana do Sonora, representando outras regiões, são eles: Teko Guarani (povo Mbyá-guarani),  Nóg gã (Povo Kaingang), Dzubucuá (povo Kariri-xocó), Memória Fulni-ô (povo Fulni-ô), Opok Pyhokop (povo Karitiana), Wagôh Pakob (povo Paiter Surui).

E foi pensando nessa união dos povos que Djuena nomeou o grupo do qual faz parte de Wiyae (canto na língua Tikuna), seguindo o exemplo do projeto iniciado por ela no Amazonas, com a proposta de unir os povos para juntos celebrarem a música.  “É muito importante estar com os parentes celebrando a música indígena. Com o Sonora Brasil podemos compartilhar com os artistas de outras partes do Brasil a nossa cantoria e também conhecer a música de seus ancestrais, isso é muito valioso, pois precisamos nos reconhecer em cada um de nós, como guardiões da cultura, um bem sagrado para nós povos indígenas e um presente para a humanidade”, ensina a artista Tikuna.

Djuena divide o palco nas apresentações do grupo Wiyae com o seu percussionista, o maranhense Diego Janatã e também com a pesquisadora e arranjadora Magda Pucci que ao lado do acordeonista Gabriel Levy, fazem parte do grupo Mawaca, uma referência na música étnica, interpretando canções de várias partes do mundo.

Raízes Caboclas, Quarteto de Sopros da Amazônia e Banda Manauense foram outros grupos daqui que fizeram parte do Sonora em edições passadas. Agora é a vez de Djuena Tikuna mostrar para o Brasil, a cara e a voz da música dos povos originários do Amazonas.

 Além dos grupos que já estão inseridos no card, durante a turnê, outros grupos indígenas locais serão convidados para participarem do Sonora Brasil, compondo a programação do evento nas cidades que o circuito passar. “Fizemos algumas indicações ao SESC, pois acreditamos que é necessário incluir mais artistas indígenas na programação. Temos uma diversidade musical muito grande. Temos muito o que cantar, o que falar. É necessário ocupar esses espaços. E o SESC é um grande parceiro nesse sentido, é quem mais tem valorizado a produção artística indígena”.

 

Voce pode gostar também!

Estamos ao vivo clique aqui!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!