Uma grande bola de fogo no céu assustou moradores de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus) no domingo (03/04). Foi um pequeno asteroide que explodiu ao entrar na atmosfera e se fragmentar sobre a região do município no Norte do Amazonas.
Segundo a BRAMON, o evento de Tefé foi tão enérgico que provocou um intenso clarão de luz que foi detectado pelo satélite GOES-16, que estava a 32 mil km de quilômetros de altitude .O GOES-16 possui um sistema de mapeamento de relâmpago que detecta os flashes produzidos por eles durante as tempestades. Eventualmente, ele detecta flashes causados por pequenos asteroides que passam pela atmosfera , como foi o caso desse impacto no Amazonas.
Informações da NASA
O governo americano supervisiona uma rede internacional de sensores infravermelhos projetados para detectar explosões nucleares na superfície da Terra. No entanto, a grande maioria dos eventos detectados por esta rede são causados por pequenos asteroides colidindo com a nossa atmosfera. E, na noite de domingo(03/04), às 21h30 (horário de Brasília), os sensores dessa rede detectaram uma grande explosão perto de Tefé.
Apesar de ser um evento muito enérgico, as consequências dessa magnitude representam pouco risco para a população como um todo. Por causa da nossa atmosfera, asteroides deste tamanho são principalmente vaporizados logo acima da superfície. Os fragmentos que eventualmente resistem à passagem atmosférica são apenas inofensivos, de pequeno tamanho e baixa velocidade.
Fonte: Olhar Digital