Ataque israelense mata dois jornalistas palestinos em Gaza

Foto: Reprodução Reuters
Compartilhe

Um ataque aéreo israelense contra um carro perto de Rafah, no sul de Gaza, matou neste domingo dois jornalistas palestinos que estavam fazendo reportagens, de acordo com autoridades de saúde em Gaza e o sindicato dos jornalistas de lá.

 

Hamza Al-Dahdouh e Mustafa Thuraya eram ambos freelancers. Al-Dahdouh trabalhava como freelancer para a Al Jazeera e era filho do principal correspondente da estação de TV do Catar, em Gaza, Wael Al-Dahdouh. Um terceiro freelancer, Hazem Rajab, ficou ferido.

 

A Al Jazeera Media Network condenou o assassinato dos dois e disse que foi um ataque deliberado.

 

“Pedimos ao Tribunal Penal Internacional, aos governos e às organizações de direitos humanos, e às Nações Unidas que responsabilizem Israel pelos seus crimes hediondos e exijam o fim da perseguição e morte de jornalistas”, afirmou a rede num comunicado.

 

As Forças de Defesa de Israel não responderam imediatamente a um pedido de comentários sobre o ataque ou à alegação da rede de televisão, de que os dois jornalistas tinham sido deliberadamente alvejados.

 

Numa declaração de 16 de dezembro, em resposta à morte de outro jornalista, da Al Jazeera em Gaza, o exército israelense disse que “as IDF nunca têm, e nunca irão, ter como alvo deliberado jornalistas”.

 

A guerra Israel-Hamas que começou em 7 de outubro foi mortal para os jornalistas. O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), um órgão de fiscalização internacional, afirmou que até sábado, 77 jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação social tinham sido mortos – 70 palestinianos, quatro israelitas e três libaneses.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais