Ataques a mulheres jornalistas aumenta 250% em setembro segundo registros da Abraji

Ataques a mulheres jornalistas aumenta 250% em setembro segundo registros da Abraji
Foto: iStock
Compartilhe

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) registrou 28 ataques a mulheres jornalistas em setembro, representando um terço do total de casos a comunicadoras registrados no ano até agora.

Isso representa um aumento de 250% em casos do tipo em comparação ao mês de agosto, e um aumento de quase 48% em comparação a setembro de 2021.

A maior parte dos casos está relacionada à cobertura eleitoral (64,3%). Além disso, metade das agressões teve a participação de agentes políticos e estatais. O tipo de ataque mais frequente foi o de discurso estigmatizante, que tenta desmoralizar e descredibilizar as jornalistas, representando quase 68% do total de casos. Na sequência, aparecem casos de ameaças/intimidações/agressões físicas (21,4%) e violência sexual (7,1%).

A Abraji cita como exemplo de ataques a mulheres jornalistas o ocorrido com Amanda Klein, na Jovem Pan. Durante sabatina com o presidente Jair Bolsonaro, a jornalista fez uma pergunta sobre os imóveis adquiridos em dinheiro vivo pela família Bolsonaro. Em sua resposta, o presidente mencionou a vida pessoal de Klein e ela passou a ser vítima de ataques de apoiadores do presidente.

Outro exemplo é o caso de Juliana Dal Piva, do UOL. Após a publicação de uma reportagem investigativa sobre o patrimônio imobiliário da família Bolsonaro, ela recebeu ataques misóginos na internet.

Confira mais dados no site da Abraji.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais