Ataques aéreos e fogo de artilharia são ouvidos em Cartum enquanto combates no Sudão entram na terceira semana

Palestinos evacuados do Sudão chegam à passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 28 de abril de 2023. Foto: REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Compartilhe

Os sons de ataques aéreos podiam ser ouvidos em Cartum, no início deste sábado (29/04) e uma fumaça escura subiu sobre partes da cidade, enquanto os combates no Sudão entram em sua terceira semana.

Os combates entre o exército e uma força paramilitar rival continuaram apesar do anúncio de uma extensão do cessar-fogo de 72 horas na sexta-feira (28/04 0, quando ataques aéreos, tanques e artilharia abalaram Cartum e as cidades próximas de Bahri e Ombdurman.

Centenas de pessoas foram mortas e dezenas de milhares fugiram para salvar suas vidas. 

A luta também reacendeu um conflito de duas décadas na região oeste de Darfur, onde muitos morreram nesta semana.

O exército tem implantado jatos ou drones nas forças RSF em bairros da capital. Muitos moradores estão presos pela guerra urbana com escassez de comida, combustível, água e energia.

Pelo menos 512 pessoas morreram e cerca de 4.200 ficaram feridas, segundo a Organização das Nações Unidas, que acredita que o número real é muito maior.

Mais de 75.000 pessoas foram deslocadas internamente no Sudão apenas na primeira semana de combates, de acordo com as Nações Unidas. Apenas 16% dos hospitais funcionavam normalmente na capital.

O último cessar-fogo, negociado por potências estrangeiras, deve durar até a meia-noite de domingo (30/04).

Governos estrangeiros evacuaram diplomatas e cidadãos para um local seguro na semana passada, inclusive com transporte aéreo. A Grã-Bretanha disse que suas evacuações terminariam hoje (29/04), já que a demanda por vagas em aviões diminuiu.

Os EUA disseram que várias centenas de americanos deixaram o Sudão por terra, mar ou ar. Um comboio de ônibus transportando 300 americanos deixou Cartum na noite de sexta-feira em uma viagem de 850 quilômetros até o Mar Vermelho, no primeiro esforço de evacuação de cidadãos organizado pelos Estados Unidos, informou o New York Times.

Em Darfur, pelo menos 96 pessoas morreram desde segunda-feira na violência intercomunitária reacenderada pelo conflito exército-RSF, disse a porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU, Ravina Shamdasani.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!