Com uma média de 155 atendimentos por dia no sistema de licenciamento, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforça os canais apropriados para abertura de processos junto à autarquia.
Todos os processos de solicitação para Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio do e-mail [email protected].
Qualquer formalização de processo tem que ser enviado ao [email protected], que concentra todas as demandas de abertura e respostas aos requerentes. O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.
A Gerência de Atendimento (Geat) tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 14h. Dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589, exceto feriados e pontos facultativos.
O atendimento presencial segue das 8h às 14h, sem intervalo. No site do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco” onde vai encontrar os números atualizados e em operação, em horário comercial.
Dados
No primeiro semestre de 2023, a Prefeitura de Manaus soma 28.031 atendimentos no sistema de licenciamento urbano da capital, apresentando uma variação de 13,97%, comparando com o mesmo período de 2022: 24.596.
No mês de junho, foram mais 4.120 serviços prestados pelo instituto. A autarquia trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.
“Atuamos continuamente para transformar Manaus em uma cidade mais célere no licenciamento, na gestão do prefeito David Almeida, de ter uma metrópole global e, entre as capitais brasileiras, uma das melhores para se fazer negócios”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.