O ator amazonense Ítalo Rui integra o elenco de “Alucinação”, série ficcional sobre a vida do cantor e compositor Belchior.
Dirigida por Eduardo Albergaria e com produção de Leo Edde, dupla do filme “Nosso sonho”, que contou a trajetória da dupla Claudinho e Buchecha e foi pré-indicado ao Oscar 2024, a nova produção foi gravada no Ceará.
Ítalo Rui fará um personagem muito próximo ao protagonista Belchior. O amazonense interpretará um amigo do artista, e seu personagem também será um músico, compositor e poeta.
As gravações aconteceram em Fortaleza e Guaramiranga (CE), entre os meses de maio e junho. “Apesar do longo processo de seleção de elenco e de várias fases de testes que fiz, acho que o núcleo que foi formado no final virou uma família. Essa é uma das partes mais bonitas para mim sobre o que fica depois das gravações. Foi uma experiência bastante afetuosa. Estar no set com os atores e atrizes do Ceará e também de outros estados brasileiros. Foi muito estimulante e acho que conseguimos entregar um trabalho que honra a memória do Belchior e do pessoal do Ceará”, comenta Ítalo.
A produção, assinada pela Urca Filmes (RJ), será exibida pelo Canal Brasil e a estreia está prevista para 2025, com data de lançamento a ser divulgada posteriormente. “Alucinação” é título do segundo álbum de estúdio de Belchior e foi lançado em 1976, trazendo canções como “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, “Como Nossos Pais” e “Velha Roupa Colorida”.
Amazonense participou de série no Globoplay
“Alucinação” marca a segunda participação de Ítalo Rui em séries nacionais. Em 2020, o ator manauara integrou o elenco de “Aruanas”, exibida pela Globoplay. Além do streaming, ele atua em produções cinematográficas, como o curta-metragem “O Tempo Passa”, de Diego Bauer, exibido no Canal Brasil; e, recentemente, fez uma participação no filme “O Outro Lado do Céu”, do diretor pernambucano Gabriel Mascaro.
Ítalo Rui na cena teatral do Ceará
Além das gravações da série, durante a temporada no Ceará, o ator amazonense apresentou dois monólogos teatrais em Fortaleza (CE). Um deles foi “Provérbios de Burro”, no Theatro José de Alencar; e o outro foi “Se eu Fosse um Rato”, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Os dois espetáculos têm dramaturgia do cearense Marcos Miramar e contou com a produção da produtora cearense Flutuante, de Juliana Tavares.
Trajetória de Ítalo Rui
Ítalo Rui atua no teatro e no audiovisual, seja em filmes, no streaming e na publicidade. Além de mestre em Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ele atua como pesquisador, crítico, produtor e criador de projetos culturais. Atualmente, é um dos coordenadores do projeto Potência das Artes no Norte (PAN), onde apresenta um podcast de artes e ciências chamado “Pod do Pan”, além da realização do Festival PAN com a participação de artistas de toda Região Norte. Mestre em Artes pela UFC e graduado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também é autor dos livros “Do diário à cena: revisitando o movimento criador no espetáculo Provérbios de Burro” (2022) e “Veredas da Crítica Teatral Manauara: entre registro, pregnância e criação” (2021), lançado dentro da Coletânea Pensamento de Perto, pela editora Diversa, do Espírito Santo.