Atriz Ednelza Sahdo é homenageada no XVI Festival de Teatro da Amazônia

Considerada a dama do teatro amazonense, Sahdo atua há 50 anos na cena Foto: Lary Gaynett
Compartilhe

Com mais de 50 anos de carreira, a atriz Ednelza Sahdo é a grande homenageada do XVI Festival de Teatro da Amazônia, realizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), de 02 a 12 de Outubro,  em diversos espaços da cidade de Manaus (AM). 

 

A mostra não-competitiva leva o nome da atriz, na qual irá reexibir 12 espetáculos consagrados do circuito atual. A escolha de homenagear a atriz contempla um legado de lutas e quebras de preconceitos. Ednelza iniciou a carreira aos 13 anos, numa época em que as mulheres não tinham tanto espaço. Mesmo com essa limitação da sociedade, isso não a impediu de conquistar uma carreira ao ponto de ser considerada ao longo dos anos: a dama do teatro amazonense. 

 

A contribuição dela para as artes cênicas na Amazônia é considerada um fenômeno. “A atriz e cantora Ednelza Sahdo é uma representante dentre várias outras artistas do Estado do Amazonas que contribuíram e contribuem com a cena teatral e artística do Amazonas. Ednelza Sahdo está no hall das grandes atrizes do Teatro Brasileiro, pois é multiartista, atuando na cultura popular à música. É um fenômeno artístico”, ressalta o presidente da Fetam, Francis Madson.

 

Sahdo é uma artista e federada atuante nos processos políticos da Fetam. “Ela já fez parte na diretoria da Fetam em gestões anteriores, mas, também, já atuou em inúmeras peças de teatro como atriz, cantora e diretora durante os XVI anos de Festival. Por isso, construir essa honraria é fundamental”, complementa Madson. Durante a programação do Festival haverá uma breve apresentação da trajetória da atriz. 

 

O Festival

 

O XVI Festival de Teatro da Amazônia conta com duas mostras presenciais, uma competitiva e outra paralela, com montagens locais e nacionais apresentadas entre os dias 2 a 12 de outubro de 2022, em diversos espaços da cidade de Manaus (AM).

A Mostra Jurupari será competitiva e apresentará uma seleção composta por 12 espetáculos inéditos no festival. Já a Mostra Ednelza Sahdo irá reexibir 12 espetáculos consagrados do circuito atual. A curadoria é assinada pelo ator e diretor Dyego M, a artista de dança Mariana Pimentel, e do artista da cena, Felipe de Assis.

 

O Festival contará também com a oficina “Da Ideia à Escrita: Produção Cultural com Mulheres”, de Juliana Tavares. A programação do XVI Festival de Teatro da Amazônia é gratuita e a programação completa, com horários e locais está disponível no site e nas redes sociais oficiais da Fetam (https://linktr.ee/FETAM).

XVI Festival de Teatro da Amazônia

Espetáculos selecionados

 

Mostra Jurupari

  1. “CorpoMáquina” (SP) – Robo.Art

  2. A Corda e o Acordo (AM)- Companhia Vitória Régia

  3. A Máquina do Tempo (RJ) – Gui Stutz

  4. Amar é Crime (SC) – Jônata Gonçalves 

  5. Desassossego (AM)- Felipe Maia de Souza

  6. Gotas de Saberes (RR)- Cia Arteatro

  7. Índice 22 (SC)- Téspis Cia. de Teatro

  8. O Jardim Enfeitiçado (AM) -Cia de Teatro Metamorfose

  9. O ovo da Cuca (SP)- Grupo Desembargadores do Furgão

  10. Onde Morrem os Pássaros? (RO)- Cia de Artes Clandestinos

  11. Seu Lixo Performance (RO)- Amanara Brandão Lube

  12. Sopro d’Água (PE)- Gabi Holanda

Mostra Ednelza Sahdo

  1. A mulher do fim do mundo (AP) – Cia Casa Circo

  2. A mulher que desaprendeu a dançar (AM)-  Ateliê 23

  3. Boxe com palhaçada (AM) – Grupo Compalhaçada

  4. Corpos-troncos etc jaz (AM) – Francisco Rider

  5. Experimento 1: masculino? (MG) – Cris Diniz

  6. Ficções do interlúdio (PR) – Tânia Farias e Lucas Fiorindo

  7. Ikuâni (AC)- Cia. Garatuja de artes cênicas

  8. Murillo João Ramos Acácio Pereira da  Costa: um artista da luz vermelha (CE)-  Manada Teatro

  9. O cavaleiro da armadura de sol (AM) – Associação Artbrasil

  10. Recolon (AM)- Leo Scantbelruy

  11. Se eu fosse um rato (AM)- Ítalo Rui

  12. Traços de esmeralda (PA)- Ana Flávia Mendes

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais