Autocuidado masculino é reforçado em ações de saúde da Prefeitura de Manaus na zona Norte

Um dos serviços ofertados, a auriculoterapia, recurso terapêutico que faz parte das Práticas Integrativas Complementares à Saúde (PICs). Fotos - Graziela Praia / Semsa
Compartilhe

O sábado, 8/7, foi dedicado à saúde do homem na clínica da família Carmen Nicolau, localizada no Lago Azul, na zona Norte. A Prefeitura de Manaus, prosseguindo com a programação referente ao Dia Nacional do Homem, comemorado em 15/7, ofertou uma série de ações de saúde e bem-estar ao público masculino daquela região.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além de palestras e rodas de conversa sobre a importância de desenvolver bons hábitos para evitar e minimizar o impacto de  doenças e agravos à saúde, promoveram ações como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atualização vacinal e sensibilização sobre a importância de aderir ao pré-natal do parceiro, uma estratégia que tem o objetivo de estimular o autocuidado masculino a partir do envolvimento dos homens na gestação da parceira.

Um dos serviços ofertados, a auriculoterapia, recurso terapêutico que faz parte das Práticas Integrativas Complementares à Saúde (PICs), teve boa receptividade dos usuários que foram à clínica da família Carmem Nicolau. A técnica da Gerência de Promoção à Saúde (Gpros) da Semsa,   Dalva Coimbra, explicou que a auriculoterapia representa muitos benefícios para a rotina agitada enfrentada pelos homens.

“O Ministério da Saúde incentiva o uso das práticas integrativas, por serem muito simples e de fácil acesso. A auriculoterapia ajuda na regulação da ansiedade, insônia e estresse, que prejudica muito a qualidade de vida dos homens. Além desse recurso, também foram realizadas rodas de conversa sobre o tabagismo e aproveitamos para informar que o município oferta ambulatórios que apoiam quem quer deixar de fumar”, pontuou.

Fotos – Graziela Praia / Semsa

 

Programação

O chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, da Semsa, Meirivaldo Maia, explicou que a programação do Dia do Homem compreende a intensificação dos serviços de saúde nas unidades da Prefeitura de Manaus com foco nas de horário ampliado, aos sábados, e ao longo da semana, nos canteiros de obras, que reúnem uma parcela significa de trabalhadores. Esta última iniciativa, conta com o apoio do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (Seconci).

“No próximo sábado, dia 15 de julho, Dia Nacional do Homem, iremos realizar uma atividade especial na quadra poliesportiva Paulo Roberto Souto, localizada no São José. No dia 22, estaremos na zona Sul, e encerraremos no dia 29, numa unidade de saúde do Distrito Oeste. A programação foi especialmente desenvolvida para que os homens sejam sensibilizados e passem a atuar mais na prevenção às doenças e agravos”, sintetizou.

O analista de infraestrutura William Castro, que participou da programação, destacou que ao priorizarem os cuidados com a saúde, os homens passam a preservar a si mesmos e à família.

“Quando um homem adoece, a família toda sente. É muito bom se cuidar, porque é uma atitude que se reflete na família toda. Você não leva doença para dentro de casa”, frisou.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais