Aziz pede perícia médica de reverendo que apresentou atestado à CPI

Na foto, pastor Amilton Gomes (à direita) ao lado do senador Flávio Bolsonaro Imagem: Reprodução
Compartilhe

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), pediu uma perícia médica para validação do atestado apresentado hoje pelo reverendo Amilton de Paula, que pediu para adiar o seu depoimento à comissão. Em um documento enviado ao depoente, o Serviço de Junta Médica do Senado Federal convoca o reverendo a comparecer ao local amanhã.

Amilton deverá comparecer ao serviço médico levando toda a documentação relacionada ao caso, como exames laboratoriais e de imagem, relatórios médicos e cópia de receituário. Apenas com a validação do atestado é que Omar Aziz vai decidir sobre o adiamento ou não, e a data para a oitiva – inicialmente marcada para a próxima quarta-feira (14).

De acordo com informações reveladas pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo, o reverendo recebeu aval do diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Lauricio Monteiro Cruz, para negociar a compra de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro com a empresa Davati Medical Supply.

Amilton preside a Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários), que, apesar do que o nome possa levar a entender, é uma instituição privada. Até 2020, a Senah se chamava Senar (Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos).

A negociação da Devati com o Ministério da Saúde entrou na mira da CPI da Covid depois que o policial militar e suposto representante da Davati, Luiz Dominghetti, relatou à Folha de S.Paulo um suposto esquema de corrupção na compra de doses da vacina da AstraZeneca. O esquema envolveria o pedido do então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, por US$ 1 de propina por dose de vacina. Em depoimento, Dias negou que tenha feito isso.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria é independente ou de oposição), investiga ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Tem prazo inicial (prorrogável) de 90 dias. Seu relatório final será enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.

*Uol

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!