Baixa umidade do ar causa alerta para municípios do sul do Amazonas

Em nível global, agosto de 2024 vai igualar o recorde de temperatura para o mesmo mês estabelecido em 2023. Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasi
Compartilhe

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta nesta quarta-feira (03/07), um alerta para a a baixa umidade do ar nos municípios de Apuí e Novo Aripuanã.

A estimativa é de que a umidade relativa do ar nos municípios esteja variando entre 30% e 20%, índice considerado perigoso para a saúde humana.

Entre as principais orientações, para reduzir os danos, estão a ingestão de líquido – água, suco de frutas, água de coco – no dobro da quantidade consumida normalmente, e a prática de exercícios físicos realizados preferencialmente ao ar livre, antes das 10h e depois das 16h. Deve-se também evitar a exposição ao sol neste horário.
Nas refeições, a população deve substituir comidas gordurosas ou de difícil digestão por pratos leves como saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.

Os banhos quentes também devem ser evitados e sempre que possível devem ser usados cremes hidratantes para o corpo e manteiga de cacau para evitar rachadura nos lábios.

A recomendação aos portadores de doenças crônicas, como asma, bronquite ou alergias respiratórias e apresentar agravamento do quadro neste período, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e tratamento. O ar seco também pode agravar problemas como dermatites, psoríase e até hipertensão.

A atenção com as crianças e os idosos, deve ser redobrada, pois estes apresentam maiores chances de desidratação.

Seguindo essas dicas a população estará se protegendo e evitando problemas com a saúde.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais