Nesta sexta-feira (20/05), o Banco do Brasil firmou 2 acordos internacionais milionários, visando o investimento em projetos socioambientais que favoreçam a economia verde no país.
O primeira parceria fechada foi com o Banco Mundial, no valor de US$ 500 milhões, para promover a redução de emissão de gases de efeito estufa.
Seguido do memorando de entendimento (espécie de pré-contrato) com Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de 100 milhões de euros.
Os acordos aconteceram durante o congresso Mercado Global de Carbono, realizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Na cotação atual, as parcerias correspondem a empréstimos de cerca de R$ 2,95 bilhões. O presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro, já tinha dados sinais de que essa parceria poderia acontecer, na quarta-feira (18/05), durante a abertura do congresso.
“Estamos captando esses valores para podermos acelerar todo o processo de transformação da economia brasileira em uma economia mais limpa. Serão beneficiados o setor do agro, da indústria, micro e pequenas empresas e toda a sociedade em geral. Temos que celebrar esse passo muito importante dado”, declarou.