Barroso homologa Plano de Barreiras Sanitárias para a proteção dos povos indígenas

foto: REUTERS/Adriano Machado)
Compartilhe

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta segunda-feira parte do Plano de Barreiras Sanitárias apresentado pelo governo federal para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus nas aldeias indígenas.

O plano fora apresentado no âmbito de ação movida no início de julho pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e seis partidos políticos, que pediram adoção de medidas legais imediatas pelo risco real de genocídio da população indígena.

Segundo balanço da Apib desta segunda-feira, há 28.815 casos confirmados de Covid-19 entre indígenas no país entre 156 povos afetados. Houve, segundo a entidade, 757 mortes.

No início deste mês, o plenário do STF confirmou liminar dada por Barroso para obrigar o governo a adotar uma série de medidas de contenção do avanço da pandemia nas aldeias, dando um prazo de 30 dias para que a União formulasse um plano e determinando a elaboração de medidas de criação de barreiras sanitárias.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Na decisão desta segunda, Barroso concordou parcialmente com o plano apresentado pelo governo, mas determinou ajustes, entre eles, adotar barreiras sanitárias a partir de setembro a determinadas terras indígenas, como a ianomâmi.

“Não seria de se esperar que, num quadro assim complexo no qual se somam desacertos históricos que vêm de muito longe com a crise humanitária da pandemia da Covid-19 se pudesse, em poucas semanas, ter a solução ideal ou completa”, afirmou.

“Ainda assim, já se têm avanços relevantes e, apesar das divergências inevitáveis, é preciso louvar o empenho de todos os envolvidos em construir uma solução conjunta. Trata-se de um trabalho ainda em curso, com diversas etapas, que deverá continuar a contar com a boa-fé e a boa-vontade de todas as partes, com diálogo e atitudes positivas, como tem sido até aqui”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!