Bi Garcia vai a julgamento por formação de quadrilha, fraude e desvio de recursos em Parintins

Foto: Reproducão
Compartilhe

O prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia, mais conhecido como Bi Garcia (DEM), será julgado nesta terça-feira (12) pelo crimes de fraude em licitação, desvio de dinheiro público e formação de quadrilha. O processo tramita há quase 8 anos e será realizado por meio de sessão virtual do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Bi Garcia é réu em processo ajuizado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) em 2012, acusado de irregularidades praticadas quando estava à frente da Prefeitura de Parintins, em 2011.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

O promotor de Justiça Fábio Monteiro, que assina as alegações finais, pede a condenação de Bi Garcia pela prática dos crimes tipificados no art. 1.º, inciso I, do Decreto-Lei n.º201/67, art. 89 da Lei n.º 8.666/93 (Lei das Licitações) c/c o art. 288 do Código Penal, todos combinados com o art. 69 do Código Penal.

Outros envolvidos

Além de Bi Garcia, são reús no mesmo processo o empresário Flávio Souza dos Santos Filho (Flavinho da Tercon), dono da construtora Tercom Terraplenagem Ltda, pivô do processo e principal beneficiada com as dispensas de licitação de obras em Parintins; o atual vereador e presidente da Câmara Municipal de Parintins Telo Pinto, que à época era secretário de Administração e Finanças da gestão de Bi; Fábio Gadelha Cardoso, ex-assessor jurídico da Prefeitura de Parintins e, atualmente presidente do bumbá Garantido e Luiz Geraldo Freitas Dias, secretário de Obras e Serviços Públicos de Parintins à época da denúncia.

Se o prefeito for condenado, como assim defende o Ministério Público do Estado (MP-AM), Bi Garcia será enquadrado na “Lei da Ficha Limpa” e ficará inelegível para disputar as eleições deste ano.

Na acusação são relatadas diversas situações como o convênio firmado entre o Estado do Amazonas e o Município de Parintins em junho de 2011, com a finalidade de promover a pavimentação e recapeamento de ruas nos bairros Djard Vieira, João Novo 2ª Etapa, Paulo Correia e Itauna II, com valor global de R$ 2,1 milhões. A empresa beneficiada com a dispensa de licitação foi a Tercom Terraplenagem Ltda.

O processo cita ainda outras obras na cidade de Parintins contratadas com dispensa de licitação com a Tercom, como as do Microssistema de Abastecimento de Água e coleta de lixo e a implantação da Mini Vila Olímpica no município.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!