Biólogo e ambientalista Thomas Lovejoy morre aos 80 anos

IISD/Earth Negotiations Bulletin
Compartilhe

O biólogo e defensor da Amazônia Thomas Lovejoy morreu em Washington, nos Estados Unidos, na noite de sábado (25/12). A causa da morte ainda é desconhecida.

Lovejoy era reconhecido pelo vasto trabalho em prol da preservação da Amazônia e do meio ambiente. Formado pela Universidade de Yale, fez sua tese de doutorado na Amazônia, em meados dos anos 1960.

“Sempre fui fascinado por diversidade biológica e imaginava ter uma vida cheia de aventuras científicas. A Amazônia era esse mundo selvagem inacreditável e tropical. Era como se eu tivesse morrido e chegado ao Paraíso. Era fascinante, e aos poucos passei de simplesmente fazer ciência a fazer ciência e conservação ambiental”, disse o biólogo em uma entrevista à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Ao chegar no Brasil em 1965, o ambientalista atuou, inclusive, no Instituto Evandro Chagas, importante centro de pesquisas de micro-organismos e patologias da Amazônia. Ele também foi responsável por fundar o Amazon Biodiversity Center e Biological Dynamics of Forest Fragmentation Project (BDFFP).

O defensor do bioma brasileiro também foi responsável por chefiar pesquisas para o Banco Mundial e para as Nações Unidas. Ao longo de sua estadia no Brasil, foi condecorado com a Ordem do Rio Branco, em 1988 e com a Ordem do Mérito Científico, em 1998.

Em maio do ano passado Lovejoy e vários outros artistas se uniram a líderes indígenas, cientistas e uma ampla coalizão de ONGs no Artists United for Amazonía: Protecting the Protectors, um evento global de duas horas.

Os recursos arrecadados foram utilizados para prevenção e atendimento imediatos; alimentos e suprimentos médicos; comunicações de emergência e evacuação; proteção e segurança para territórios indígenas; e soberania alimentar e resiliência das comunidades.

 

 

Metrópoles*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais