Bolo porcelana, um doce que vai além da comida e entrega obras de arte

Bolo porcelana, uma sobremesa que vai além da comida e entrega arte e elegância
Foto: Reprodução
Compartilhe

Aquela massa fofinha, doce e com os mais variados sabores e coberturas é a atração principal em aniversários, festas de casamento ou até mesmo num cafezinho da tarde com a família. O bolo se consagrou nos lares brasileiros como uma comida essencial.

O amor por este simples doce é tanto que, segundo a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), foram vendidos 59 mil toneladas de bolo industrializado em 2022.

Porém, nem todas as variedades são o suficente e os brasileiros estão constamente procurando por alguma novidade. Afinal, quem não se lembra da explosão dos bolos de pote? E recentemente surgiu um tipo de bolo para lá de interessante e muito bonito: o bolo porcelana.

Apesar do nome, esta sobremesa não tem porcelana de verdade mas imita as características refinadas com uma cobertura branca e desenhos finos tornando o bolo uma verdadeira obra de arte. A nova moda começou primeiro nos Estados Unidos e logo depois chegou em Manaus.

Bolo porcelana em Manaus

Quem se aventurou na importação desta novidade à terra baré foi a confeiteira Anne Cristine Maciel dos Santos (35). Ela viu no bolo porcelana uma forma de fazer renda extra e continuar perto de suas filhas Sofia (11) e Mariana (07).

Os bolos de porcelana permitiram que Cristine conciliasse a maternidade com seu lado artístico. Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A confeitaria entrou na minha vida quando me tornei mãe e através dos cupcakes que eu fazia de lanchinho pra minha filha, com o tempo comecei a vender os cupcakes mas não deu muito certo e continuei fazendo bolos somente para consumo da familia mesmo e nada profissional. Paralelo a isso continuei os estudos e após formada eu queria estar mais perto das minhas filhas e precisava de um trabalho que me rendesse lucro”, contou Cristine Maciel.

Para a bacharel em engenharia florestal, ir à cozinha e fazer bolos era um jeito de relaxar, principalmente durante o período da pandemia.

Quando decidiu que realmente queria ser confeiteira, ela revelou que desejava fazer algo diferente das concorrentes, foi então que encontrou no Instagram bolos pintados.

“Quando eu vi aqueles bolos lindos todos floridos e pintados à mão me apaixonei e lembrei que também tinha habilidade para desenho e aí que aquela luz acendeu e falei para mim mesma isso eu consigo fazer!! E comecei a testar”.

De início o primeiro bolo pintado não ficou tão bonito, admitiu ela, mas isso não deixou ela desistimulada. Depois de um tempo aprimorando suas técnicas de desenhos, Anne criou o perfil @caseirinhosestampados no Instagram em 2021.

Como é feito um bolo porcelana? 

A pintura é feita sobre uma cobertura de glacê de leite condensado, mais conhecida como cobertura porcelana. Ela recebe este nome porque, assim como as porcelanas, os primeiros bolos eram pintados com flores bem delicadas. Após aplicação, a cobertura seca e endurece permitindo a pintura com pincéis de cerdas bem macias e com corantes alimentícios.

O sabor é bem docinho e lembra um suspiro que derrete na boca. Dessa forma, o bolo de porcelana é bem versátil com valor acessível que atende todas as ocasiões.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais