Bolsonaro acerta filiação ao PL, dizem fontes

Foto: Alan Santos/PR/Getty Images
Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro decidiu se filiar ao PL, partido do ex-deputado Valdemar Costa Neto, confirmaram à Reuters quatro fontes com conhecimento do assunto nesta segunda-feira, após o chefe do Executivo ter sido alvo de assédio também do PP, outro importante partido do chamado centrão.

A Reuters havia antecipado em 26 de outubro que Bolsonaro deveria optar pelo PL, em uma mudança de rumo depois de praticamente ter fechado com o PP.

Uma importante liderança do PL disse à Reuters nesta segunda-feira, sob a condição de anonimato, que Costa Neto lhe assegurou que o martelo está batido. Ainda não houve o acerto, entretanto, do dia da assinatura da ficha de filiação por Bolsonaro. “Ainda falta combinar a data”, destacou.

Em um vídeo divulgado no dia 25 de outubro, Costa Neto convidou Bolsonaro e os filhos a se filiar ao PL. Segundo a fonte, o dirigente partidário –com forte atuação de bastidor e avesso a holofotes– só fez esse movimento após ter recebido sinais de que o presidente iria para o partido.

Contudo, a cúpula do PP –que tem o ministro da Casa Civil e presidente licenciado do partido, Ciro Nogueira, como expoente — reagiu e tentou garantir o ingresso de Bolsonaro na legenda. A tentativa não obteve sucesso.

Bolsonaro praticamente selou seu futuro no PL em entrevista à CNN Brasil nesta segunda. “Está 99% fechado. A chance de dar errado é quase zero. Está tudo certo”, afirmou o presidente, segundo a emissora.

Uma segunda fonte do PL disse que uma das datas aventadas para a filiação do presidente é o dia 22, para coincidir com o número do partido nas urnas.

O chefe do Executivo precisa estar filiado a uma legenda para concorrer à reeleição em 2022. Ele se desfiliou do PSL em 2019, pouco depois de assumir o governo.

“A movimentação é que ele está vindo. O que pesa é capilaridade do partido tendo vista a eleição do ano que vem”, disse uma terceira fonte do PL. “Amanhã deve ser o anúncio oficial. A filiação deve ser depois, com cerimônia e evento“.

Uma possibilidade aventada, segundo as fontes, é que, com Bolsonaro filiado ao PL, o vice na chapa presidencial seja indicado pelo PP.

Segundo uma das fontes, Ciro Nogueira, principal dirigente do PP, se reuniu com os líderes do PL na Câmara, Wellington Roberto (PB), e do Senado, Wellington Fagundes (MT), para uma conversa de “alinhamento” entre as legendas.

AUMENTO DA BANCADA

Uma das fontes revelou que o intuito de Costa Neto em levar Bolsonaro para o PL é ajudar na estratégia de aumentar as bancadas da Câmara e do Senado nas eleições do próximo ano. Atualmente o PL tem 43 deputados federais e 4 senadores.

Fontes, entretanto, observam que em alguns lugares será preciso resolver impasses entre as atuais lideranças do partido e interesses ligados a Bolsonaro. Um dos exemplos citados é o PL de São Paulo, que dá apoio ao governador João Doria, que pretende se lançar candidato a presidente pelo PSDB.

Costa Neto foi deputado federal por dois mandatos e foi condenado no processo do mensalão. Ele chegou a ser preso, mas posteriormente foi beneficiado por um indulto do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2002, o PL indicou o empresário José de Alencar para ocupar a vaga de candidato a vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na chapa que se sagrou vencedora da eleição. Vinte anos depois, agora o PL deverá estar no lado oposto, como adversário de Lula na disputa presidencial.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais