Bolsonaro anuncia induto da “Graça” ao deputado condenado pelo STF, Daniel Silveira

Presidente Jair Bolsonaro lê decisão do induto da graça durante live nesta quinta (21/04) Foto: reprodução
Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (21/04) em uma live nas suas redes sociais que vai conceder o induto da graça ao deputado Daniel Silveira. A medida, na prática, perdoa Silveira da condenação de ontem (20/04) pelo Supremo Tribunal Federal de 8 anos e 9 meses de prisão por incitação a atos antidemocráticos e ataques aos ministros do STF.

Segundo os juristas, a “Graça” é o perdão de pena para um condenado, mas não tem o condão de extinguir o crime, apenas impede a execução da pena. O instituto da graça, ou indulto individual, existe no Direito brasileiro e é uma prerrogativa exclusiva do presidete da república para abolir os efeitos de condenação criminal. Com base no artigo 84 da Constituição, pode ser concedido por questões humanitárias ou compensatórias, com exceção dos crimes hediondos (artigo 5º ).

Bolsonaro falou durante a transmissão desta quinta que  não comentaria a decisão do STF. Segundo o presidente, sua decisão está embasada. “Tudo aqui está fundamentado em decisões do próprio senhor Alexandre Moraes, presidente do Supremo Tribunal Federal” disse o presidente.

“Fica concedida graça constitucional a Daniel Lúcio da Silveira, deputado federal condenado pelo STF em 20 de abril de 2022, no âmbito da ação penal 1.044, a pena de oito ano e nove meses de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática dos crimes previstos (…). A graça de que trata este decreto é incondicionada e será concedida independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória. A graça inclui as penas privativas de liberdade, de multa, ainda que haja inadimplência ou inscrição de débitos na dívida ativa da União, e as penas restritivas de Direito” disse Bolsonaro.

Juristas consultados pelos órgãos de imprensa, afirmam que a Graça concedida por Bolsonaro não vai livrar Silveira de ficar inelegível.

O Supremo ainda pode julgar em última instância se o induto da Graça está dentro da legalidade. O ato do presidente pode ser considerado inconstitucional, já que não houve a conclusão do julgamento do parlamentar.

Independente da validade ou não do induto da graça, a crise entre o executivo e a maior corte do judiciário brasileiro só se agrava.

 

Veja a Live de hoje do Presidente Jair Bolsonaro

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!