Botos amazônicos estão contaminados com mercúrio

Foto: Adriano Gambarini/WWF/Reprodução
Compartilhe

As queimadas e o desmatamento não são os únicos problemas que assolam a Amazônia. Segundo em estudo publicado pela WWF, a mineração ilegal pode ser a causa principal da contaminação dos botos amazônicos, prejudicando a subsistência de comunidades indígenas.
A Iniciativa Botos da América do Sul (SARDI, na sigla em inglês) monitora a trajetória de duas espécies de botos por meio de drones e satélites desde 2017 — o bufeo bolivariano e o nosso folclórico boto cor-de-rosa. Os animais circulam pelo território do Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

A equipe de pesquisa instalou um transmissor de 145 gramas na barbatana de cada um dos botos. O dispositivo é rastreado por satélites e indica por onde eles se deslocam. Depois de cinco a oito meses, o transmissor se solta sozinho. O monitoramento mostrou que os botos circulam principalmente pela bacia do rio Orinoco, na fronteira entre a Colômbia e Venezuela. O local é conhecido por ser um arco de mineração ilegal.
O trabalho dos pesquisadores também envolve avaliar o estado de saúde dos botos da região. Foi essa análise que encontrou concentrações de mercúrio acima do recomendado no corpo de todos os 29 botos monitorados. Esse metal é muito utilizado na mineração artesanal para separar o ouro de outros resíduos. Na natureza, os grãos de ouro estão misturados com outros sedimentos. O que o mercúrio faz é se juntar a esses pequenos grãos, facilitando o reconhecimento e separação do metal precioso.

Foto: Adriano Gambarini/WWF/Reprodução

 
Fonte: Super Interessante

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais