Brasil e China lançam satélite para monitorar Amazônia

Satélite será usado para monitorar a Amazônia. Foto: Paulo Whitaker/ Reuters
Compartilhe

Um satélite de observação da Terra desenvolvido em conjunto por China e Brasil foi lançado ao espaço, nesta sexta-feira (20), no âmbito de um programa bilateral visto como modelo para uma cooperação mais ampla entre os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O CBERS-4A foi lançado em um foguete Long March-4B na província de Shanxi, no norte da China, informou a agência de notícias oficial Xinhua.
O satélite vai reforçar o monitoramento pelo governo brasileiro da Amazônia e das mudanças ambientais na região, de acordo com a Xinhua.
Mais oito satélites foram postos em órbita pelo mesmo foguete, incluindo um microssatélite de amplo alcance, multiespectral e de sensoriamento remoto doado à Etiópia.
Os membros dos Brics negociam um acordo para criar uma constelação de satélites para monitoramento remoto da Terra e compartilhamento de dados obtidos por satélites de cada um.
Cada nação vai providenciar um ou dois satélites para a constelação, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China.
O CBERS-4A seria incluído no programa.
Atualmente, apenas a África do Sul, entre os membros do bloco, não tem satélites próprios.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais