Brasil registrou 316 mortes de pessoas LGBTQIA+ em 2021, diz pesquisa

Quase 100 vítimas tinham idade entre 20 e 29 anos Foto: Reprodução
Compartilhe

Uma pesquisa do Observatório de Mortes e Violências contra LGBT no Brasil divulgou, nesta quarta-feira (11/05), um levantamento que destaca o registro de 316 mortes de pessoas relacionadas à sua orientação sexual e identidade de gênero.

De acordo com o estudo, em comparação com 2020, com 237 óbitos na época, o país constou com 316 mortes ano passado. Entre os casos, maior parte das causas são de origem violenta, sendo 262  homicídios e, 23 latrocínios. A principal causa da morte foi esfaqueamento com 28,8%, seguido de  arma de fogo (26,27%) e espancamento (6,33%). Atentando-se também que a estimativa pode cobrir apenas em parte, devido às subnotificações.

De acordo com o coordenador Alexandre Bogas, diretor executivo da Acontece Arte e Política LGBTI+, para o jornal O Globo, apontou ausência de políticas públicas.

” Com o recuo da pandemia, as pessoas começaram a sair e ficarem mais expostas ao preconceito. Com a polarização de ideias conservadoras, muitas pessoas se sentem livres para violentar pessoas LGBTQIA+. A ausência de políticas públicas também ajuda no número crescente de casos e na sua subnotificação, pois infelizmente não conseguimos captar todas as mortes pelo país”, declarou.

Em relação ao perfil das vítimas, entre o total, 112 eram pretas ou pardas e 127, brancas e cerca de 96 delas tinham entre 20 a 29 anos. Além disso, o relatório registrou que aproximadamente 152 casos ocorreram de noite por arma de fogo ou branca.

 

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!