Brasil tem 111 mortes por Covid, em 24 horas, e média de casos passa de 36 mil

Breno Esaki/Agência Saúde DF
Compartilhe

O Brasil registrou 111 mortes e 34.215 casos, nesta segunda-feira (10). Com isso, o país chegou a 620.142 vidas perdidas e a 22.556.525 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.

O país vem vivenciando um intenso crescimento no número de casos. A situação coincide com a expansão da variante ômicron no país e o período pós-festas de fim de ano. Também coincide com o restabelecimento, pelo menos em parte, do sistema de registro do Ministério da Saúde, após ataque hacker.

As médias móveis de mortes e casos continuam em crescimento. A média de infecções teve uma explosão de 617%, em relação aos dados de duas semanas atrás, e chegou a 36.227 casos de Covid por dia. Já a média de mortes chegou a 128, crescimento de 17%.

Os dados do país, coletados até 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são recolhidas pelo consórcio de veículos de imprensa diariamente com as Secretarias de Saúde estaduais.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 também estão entre os afetados, com diversos estados sem atualização, pelo ataque à página do ministério. De toda forma, as informações foram ao menos parcialmente atualizadas em 15 estados e no Distrito Federal.

O Brasil registrou 1.006.869 doses de vacinas contra Covid-19, nesta segunda-feira. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, foram 82.287 primeiras doses, 296.323 segundas doses. Além disso, foram registradas 4.154 doses únicas e 624.105 doses de reforço.

O Paraná revisou dados de primeiras (-10.725) e segundas doses (-44.421). Também houve revisão de doses de reforço aplicadas (-23.137).

Ao todo, 161.724.589 pessoas receberam pelo menos a primeira dose de uma vacina contra a Covid no Brasil –139.999.665 delas já receberam a segunda dose do imunizante. Somadas as doses únicas da vacina da Janssen contra a Covid, já são 144.623.203 pessoas com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen.

Assim, o país já tem 75,81% da população com a 1ª dose e 67,80% dos brasileiros com as duas doses ou com uma dose da vacina da Janssen. Considerando somente a população adulta, os valores são, respectivamente, de 99,77% e 89,22%.

Mesmo quem recebeu as duas doses ou uma dose da vacina da Janssen deve manter cuidados básicos, como uso de máscara e distanciamento social, afirmam especialistas.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

 

Folhapress*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais