Cacique Aritana se encontra em estado grave com COVID-19, diz seu filho

© ANTONIO SCORZA Foto de arquivo do cacique Aritana, do Alto Xingu, em 14 de agosto de 2005
Compartilhe

O cacique Aritana, líder do Alto Xingu, sofre de graves problemas respiratórios e suspeita-se que tenha contraído o novo coronavírus, informou um de seus filhos à AFP, nesta segunda-feira (20).

“Meu pai está em situação muito grave, ele vai ser transferido para um hospital de Goiânia”, informou por telefone o filho Tapi, que está na cidade mato-grossense de Canarana, a 838 km da capital Cuiabá, onde fica a reserva Parque Indígena Xingu.

Aritana, de 70 anos e hipertenso, foi submetido no hospital municipal de Canarana a uma tomografia dos pulmões, após ter apresentado fraqueza e não conseguir se levantar ou se alimentar, relatou Tapi, que ajudou na remoção do cacique da comunidade Yawalapiti.

“O pulmão do meu pai está muito danificado. Então a preocupação do médico é fazer um tratamento pulmonar”, completou.

De acordo com grupos Xingu, o cacique “está estável, recebendo oxigênio e hoje (segunda-feira) comeu bem”, mas só será transferido na terça-feira para um hospital de Goiânia, onde terá à disposição uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O líder indígena pode ter contraído o novo coronavírus em sua aldeia de Yawalapiti, no coração da reserva Xingu.

“Na minha aldeia já tem quatro casos confirmados de COVID-19 e no resto da minha comunidade estão todos doentes. O médico esta aguardando que meu pai complete 8 dias (com sintomas) para fazer o teste e ver se ele realmente pegou COVID-19”, explicou Tapi.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Aritana teria perdido um irmão, um primo e uma sobrinha para o coronavírus, segundo relatos de membros do povo Xingu, citados pelo portal UOL.

Pelo menos cinco índios Xingu faleceram por coronavírus e 74 estão contaminados, registrou a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em seu boletim mais recente, publicado em 18 de julho.

No total, 230 indígenas faleceram da COVID-19 e 11.885 estão contaminados, segundo o órgão.

As comunidades indígenas, historicamente dizimadas por doenças trazidas da Europa, têm baixa imunidade para os vírus que chegam do exterior.

“Estamos terrivelmente preocupados com o cacique Aritana, que é o maior cacique dos povos do Alto Xingu e um grande amigo de Raoni” Metuktire, líder dos kayapós, que também sofreu um problema de saúde no fim de semana, declarou o presidente da ONG francesa Planète Amazone, Gert-Peter Bruch, à AFP.

AFP

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais