Câmara aprova ampliação de acesso ao auxílio emergencial

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Compartilhe

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o texto-base do projeto de autoria do Senado que amplia o acesso à renda emergencial de R$ 600 à população vulnerável durante a crise do coronavírus.

Senadores cobravam a votação da proposta da Câmara, ao ponto de o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), defender o princípio da “reciprocidade”, uma demonstração de desconforto por entenderem que se dedicam a matérias enviadas pela Câmara mas não identificam o mesmo tratamento a projetos produzidos pelo Senado.

A proposta analisada pela Câmara nesta quinta era uma das demandas dos senadores. Deputados alteraram alguns pontos da matéria. O relator do projeto, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), ampliou a lista de categorias de trabalhadores informais com direito ao benefício.

Segundo ele, a lista é “exemplificativa”, e não tem o “condão de excluir trabalhadores que lá não estão, tampouco de assegurar àqueles lá enumerados o recebimento do auxílio”, lembrando que o projeto traz uma série de requisitos a serem preenchidos para o acesso à renda.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Como o texto passou por mudanças, deve ser devolvido ao Senado para uma última análise quando tiver sua votação concluída — ainda há destaques a serem analisados.

O texto aprovado nesta quinta impede as instituições financeiras de descontar ou compensar dívidas ou saldos negativos preexistentes do valor do benefício.

Mantém a previsão de pagamento de duas cotas do auxílio às chamadas famílias monoparentais, independentemente do sexo do chefe de família.

Também autoriza a suspensão das parcelas de empréstimos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A pressão para que o projeto fosse analisado pelos deputados chegou ao ponto de o Senado deixar em segundo plano projeto patrocinado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de auxílio a Estados e municípios para compensar sua perda de arrecadação.

O deputado reconheceu a prerrogativa dos senadores de modificarem a proposta, mas considerou desnecessária apensá-la e susbtituí-la por matéria oriunda do Senado, o que daria à Casa o direito de dar a palavra final sobre o tema. Para Maia, o movimento desequilibra a relação institucional entre as duas Casas e pode gerar um impasse.

Copyright © Thomson Reuters.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!