Campanha anual de vacinação antirrábica tem início na zona rural fluvial

Os serviços serão oferecidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Foto: João Viana / Semcom
Compartilhe

Nesta quinta-feira (07/04), inicio-se a etapa fluvial da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2022 . De acordo com informações da Prefeitura de Manaus, até o dia 28 deste mês, 24 comunidades ribeirinhas situadas na calha dos rios Negro e Amazonas irão receber equipes de vacinadores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand.

Marinélia Ferreira, diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), explica que a vacinação na zona rural é essencial por conta da facilidade de contato entre os animais domésticos e silvestres. “Nessas regiões é comum que os animais domésticos entrem na mata e tenham contato com os animais silvestres, aumentando o risco de contaminação pelo vírus da raiva por isso a vacina precisa ser levada a essa população”, apontou.

“Para receber a vacina antirrábica, o animal necessita ter idade mínima de três meses e estar em boas condições de saúde. E a população deve colaborar permitindo a imunização de cães e gatos, já que os animais domésticos são potenciais vetores da raiva, doença cuja letalidade chega a aproximadamente 100% dos casos”, alertou Reinaldo Luiz da Silva Lima, chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ. Ele explica que a primeira etapa da campanha na zona rural, que sempre ocorre antes da etapa da zona urbana, devem ser vacinados cerca mil animais, entre cães e gatos.

A programação do CCZ inclui, entre 7 e 14 de abril, a vacinação nas comunidades Apuau, Santa Isabel, São Francisco, Aruau, Lindo Amanhecer, Mipindiau, Igarapé-Açu, Cuieiras, Santa Maria, Jaraqui, Costa do Arara e Tatu (rio Negro); e no período de 20 a 28 do mesmo mês, as equipes estarão atuando nas comunidades de Jatuarana, Guajará, São Pedro, Arumã, Nova Vida, Monte Horebe, Caramuri, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bonsucesso e Assentamento Nazaré (rio Amazonas).

O diretor do CCZ Rodrigo Rodrigues, acrescenta que, após a etapa na zona rural fluvial, será feita a programação da campanha para a etapa terrestre, ao longo das rodovias BR – 174 (Manaus – Boa Vista) e AM – 010 (Manaus-Itacoatiara).

“Na campanha da zona rural de 2021, foram imunizados 1.056 animais na área fluvial e 12.568 na área terrestre, com as equipes de vacinadores fazendo o deslocamento para um total de 26 comunidades ribeirinhas e 35 áreas em ramais e vicinais ao longo das rodovias”, informa Rodrigo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais