Nesta quinta-feira (07/04), inicio-se a etapa fluvial da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2022 . De acordo com informações da Prefeitura de Manaus, até o dia 28 deste mês, 24 comunidades ribeirinhas situadas na calha dos rios Negro e Amazonas irão receber equipes de vacinadores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand.
Marinélia Ferreira, diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), explica que a vacinação na zona rural é essencial por conta da facilidade de contato entre os animais domésticos e silvestres. “Nessas regiões é comum que os animais domésticos entrem na mata e tenham contato com os animais silvestres, aumentando o risco de contaminação pelo vírus da raiva por isso a vacina precisa ser levada a essa população”, apontou.
“Para receber a vacina antirrábica, o animal necessita ter idade mínima de três meses e estar em boas condições de saúde. E a população deve colaborar permitindo a imunização de cães e gatos, já que os animais domésticos são potenciais vetores da raiva, doença cuja letalidade chega a aproximadamente 100% dos casos”, alertou Reinaldo Luiz da Silva Lima, chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ. Ele explica que a primeira etapa da campanha na zona rural, que sempre ocorre antes da etapa da zona urbana, devem ser vacinados cerca mil animais, entre cães e gatos.
A programação do CCZ inclui, entre 7 e 14 de abril, a vacinação nas comunidades Apuau, Santa Isabel, São Francisco, Aruau, Lindo Amanhecer, Mipindiau, Igarapé-Açu, Cuieiras, Santa Maria, Jaraqui, Costa do Arara e Tatu (rio Negro); e no período de 20 a 28 do mesmo mês, as equipes estarão atuando nas comunidades de Jatuarana, Guajará, São Pedro, Arumã, Nova Vida, Monte Horebe, Caramuri, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bonsucesso e Assentamento Nazaré (rio Amazonas).
O diretor do CCZ Rodrigo Rodrigues, acrescenta que, após a etapa na zona rural fluvial, será feita a programação da campanha para a etapa terrestre, ao longo das rodovias BR – 174 (Manaus – Boa Vista) e AM – 010 (Manaus-Itacoatiara).
“Na campanha da zona rural de 2021, foram imunizados 1.056 animais na área fluvial e 12.568 na área terrestre, com as equipes de vacinadores fazendo o deslocamento para um total de 26 comunidades ribeirinhas e 35 áreas em ramais e vicinais ao longo das rodovias”, informa Rodrigo.