Campanha contra sarampo para pessoas de 20 a 29 anos tem início na segunda (18)

Foto: Lucas Silva/Semcom
Compartilhe

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2019 será iniciada segunda-feira (18), em Manaus.  Agora, o público-alvo é formado por adultos jovens de 20 a 29 anos de idadee que ainda não foram vacinados ou que precisam receber a segunda dose da vacina.
A campanha ocorrerá no período de 18 a 30 de novembro, com a intensificação das ações de imunização em todas as unidades de saúde da rede municipal com sala de vacina, segundo a pela Prefeitura de Manaus.
“A campanha nacional acontece em um esforço do Ministério da Saúde, para controlar o surto de sarampo que atinge outros estados brasileiros. Já em Manaus, com o surto controlado desde janeiro deste ano”, disse o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, ao reforçar que o trabalho desta campanha será de prevenção.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) da rede municipal estarão intensificando a oferta da vacina contra o sarampo. Para ter acesso ao serviço, a recomendação é que a população apresente o Cartão de Vacina ou Cartão SUS ou, ainda, um documento com CPF.
“São 183 salas de vacina no município de Manaus, incluindo dez unidades de saúde que funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, até 21h, e aos sábados, das 8h às 12h”, informa Magaldi.
A vacinação para pessoas nessa faixa etária deve ser feita em duas doses e na campanha serão utilizadas as vacinas: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dupla viral (sarampo e caxumba), que devem ser administradas com um intervalo mínimo de 30 dias.
A lista das salas de vacina pode ser acessada no site da Semsa (http://semsa.manaus.am.gov.br).
Faixa etária
Segundo a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, a primeira etapa da campanha, realizada de 7 a 25 de outubro deste ano, o Ministério da Saúde priorizou a vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, considerando a elevada incidência da doença nessa faixa etária no surto que acontece no Brasil e pelo fato de que são as crianças que apresentam maior risco para desenvolver complicações graves pelo sarampo.
“No caso da campanha nacional direcionada para adultos jovens de 20 a 29 anos de idade, a justificativa do Ministério da Saúde é que esse público registra um número expressivo de casos confirmados de sarampo em 2019, sendo necessário aumentar a cobertura vacinal nessa faixa etária”, afirma a enfermeira Isabel Hernandes.
A enfermeira destaca também que no surto de sarampo que ocorreu em Manaus, entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019, a faixa etária de 20 a 29 anos foi a que mais registrou casos confirmados da doença. Do total de 7.227 casos confirmados nesse período em Manaus, 1.804 (24,96%) foram notificados entre pessoas de 20 a 29 anos, 1.536 (21,25%) na faixa etária de 15 a 19 anos e 1.246 (17,24%) em crianças menores de um ano.
“Embora as crianças sejam mais vulneráveis para desenvolver complicações graves, como cegueira, encefalite, pneumonias e óbitos pelo sarampo, adultos jovens não vacinados contribuem para manter a circulação do vírus da doença entre a população, dificultando a quebra da cadeia de transmissão”, alerta.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!