Campanha de vacinação contra poliomielite e outras doenças será mantida durante o feriado

(Foto – Ingrid Anne/Semcom)
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus manterá as ações da Campanha contra a Poliomielite e de Multivacinação durante o feriado prolongado, que inicia nesta sexta-feira, 30/10, pela passagem do Dia do Servidor Público Municipal, e vai até a segunda-feira, 2/11, Dia de Finados, com exceção de domingo. A imunização será realizada nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), geridas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que funcionam em horário ampliado. Crianças e adolescentes até 14 anos de idade são o público-alvo e o horário de atendimento será de 8h às 12h.

“Mesmo com o feriado prolongado neste final de semana, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou a manutenção da oferta das vacinas em dez UBSs, não prejudicando a continuidade da campanha, prevista para encerrar dia 30 de outubro, e permitindo que a população tenha mais uma oportunidade para vacinar os filhos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

A campanha foi iniciada no dia 5 de outubro com 168 salas de vacina distribuídas nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus.

Na zona Leste, as unidades de saúde de horário ampliado são as UBSs: Alfredo Campos, no bairro Zumbi 2; Dr. José Amazonas Palhano, São José 2, e Maria Leonor Brilhante, bairro Tancredo Neves.

Na zona Norte, a população poderá procurar a vacinação nas UBSs Áugias Gadelha, na Cidade Nova 1; Balbina Mestrinho, bairro Cidade Nova, e Major Sálvio Belota, Santa Etelvina.

Na zona Sul, haverá funcionamento na UBS José Rayol Dos Santos, Chapada, e na UBS Morro da Liberdade, no bairro de mesmo nome.

Na zona Oeste, o atendimento ocorrerá nas UBSs Deodato de Miranda Leão, bairro Glória, e Leonor de Freitas, na Compensa 2.

Poliomielite

Na campanha contra poliomielite, todas as crianças, na faixa etária de um a quatro anos, devem receber uma dose da Vacina Oral contra Poliomielite (VOP). As crianças na faixa etária de dois meses até 11 meses e 29 dias também precisam ter o cartão de vacina avaliado por profissionais de saúde, que poderão verificar a necessidade de doses da Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), que deve ser aplicada em três doses (dois, quatro e seis meses de vida).

Doença contagiosa, a poliomielite é causada pelo poliovírus, que pode provocar paralisia das pernas da criança, com danos irreversíveis. Quando a infecção atinge a medula ou cérebro, a criança desenvolve sequelas motoras. As sequelas podem ser: o chamado pé torto, em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão; crescimento diferente das pernas; osteoporose; paralisia de uma das pernas e atrofia muscular. “Como ocorre com outras doenças virais, não existe tratamento específico para a poliomielite. Há apenas medidas de redução dos riscos de morte. A única forma de prevenção é a vacina”, alertou a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes.

Até esta quarta-feira, 28, a campanha contra poliomielite atingiu, segundo dados da Semsa, 45% do público-alvo em Manaus. Entre as capitais brasileiras, apenas Macapá, de acordo com o Ministério da Saúde, com mais de 90% de vacinação contra poliomielite, atingiu um índice maior do que Manaus.

Multivacinação

Já a campanha de multivacinação, o público-alvo são crianças de zero até 14 anos de idade, com a disponibilização das vacinas: BCG, que previne a tuberculose; poliomielite; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e o vírus Haemophilus influenzae B; Rotavírus, contra a gastroenterite; Pneumocócica 10, que protege a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C; Meningocócica ACWY (para adolescentes de 11 e 12 anos); Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola; varicela; vacina HPV; Hepatite A; Dupla Adulto, contra difteria e tétano; Influenza e Febre amarela.

Nesta quinta-feira, 29, a Semsa continua a oferecer as vacinas em 168 pontos de atendimento e a lista com o endereço pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!