Campeã paralímpica Mariana D’Andrea bate recorde nacional em sua estreia na categoria até 79 kg

Mariana DÁndrea bateu record brasileiro logo na 1ª Fase do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Halterofilismo Foto: Alessandra Cabral/CPB.
Compartilhe

A halterofilista paulista e campeã paralímpica Mariana D’Andrea, 25, bateu o recorde nacional em sua estreia na categoria até 79 kg, durante a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de halterofilismo. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), começou neste sábado, 4, e terminará neste domingo, 5, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, 118 atletas se inscreveram para o evento.

Em sua prova, que foi transmitida pelo Facebook e YouTube do CPB, a paulista levantou 142 kg, superando a antiga detentora do recorde, a paranaense Márcia Menezes, que suportou 116 kg no Mundial de Dubai 2014. À ocasião, ela conquistou a medalha de bronze.

Com o recorde brasileiro do sábado, Mariana é a única halterofilista paralímpica do país, homem ou mulher, dona das melhores marcas nacionais em quatro categorias diferentes (até 61 kg, até 63 kg, até 73 kg, sua categoria anterior, e até 79 kg).

Mariana D’Andrea na competição no CT Paralímpico, em São Paulo. Foto: Alessandra Cabral/CPB.

Além disso, os 142 kg suportados pela paulista são superiores aos 141 kg levantados pela nigeriana Bose Omolayo nos Jogos de Tóquio 2020. Esse é o atual recorde paralímpico entre as competidoras de até 79 kg. Vale ressaltar que as marcas do Circuito Loterias Caixa não são reconhecidas internacionalmente, pois a competição não atende a alguns critérios estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

“É uma sensação maravilhosa. Eu queria muito fazer uma marca expressiva e desejava ser a dona de quatro recordes nacionais em categorias diferentes. Esse é o meu melhor resultado pessoal . Estou muito feliz“, disse a atleta, que tem nanismo e representa o clube AESA-ITU/SP.

Bruno Carra

Bruno Carra – 1ª Fase do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Halterofilismo no CT Paralímpico, em São Paulo. Foto: Alessandra Cabral/CPB.

Outro atleta da equipe, o campeão parapan-americano Bruno Carra também se destacou no primeiro dia de disputas no CT Paralímpico. Na categoria até 54 kg, ele levantou 160 kg, conquistou a medalha de ouro e, de acordo com os critérios de entrada estabelecidos pelo CPB, atingiu o índice para disputar o Mundial de halterofilismo de Dubai 2023, marcado entre os dias 22 e 30 de agosto.

“Foi uma disputa muito boa e não há espaço para relaxar. Por isso, a gente acaba apresentando um desempenho até melhor, porque o nível é alto. Os adversários ‘puxam’ a gente para cima”, avaliou Bruno, que também tem nanismo.

A 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa continua neste domingo, com provas em quatro categorias. Confira os horários:

8h: Masculino – 88kg;
9h15: Masculino – 97kg;
10h: Masculino – 107 kg;
10h50: Masculino + 107 kg.

Além desta competição, o Campeonato Brasileiro de halterofilismo paralímpico, que ocorrerá nos próximos dias 14 e 15 de abril, no CT Paralímpico, será outra oportunidade para os atletas atingirem índice ao Mundial da modalidade.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!