O Canal Brasil vai exibir, durante cinco dias, filmes em homenagem à atriz Marília Pêra, que completaria 80 anos no dia 22/01. A partir do dia 17, sempre na faixa de 0h30, a programação traz os títulos “Polaróides Urbanas”, “Tieta do Agreste”, “Dias Melhores Virão”, “Bar Esperança – O Último Que Fecha” e “Pixote – A Lei do Mais Fraco”.
Marília ficou conhecida como uma das atrizes mais relevantes do Brasil e participou de mais de 20 filmes, quase 50 peças de teatro e 29 novelas. Estreou na televisão em 1965, em “Rosinha do Sobrado”, na TV Globo, mas brilhou nos palcos desde os 14 anos como bailarina. Foi cantora, diretora de teatro, atriz, além de um símbolo de oposição à ditadura militar, quando foi presa duas vezes. Seu último trabalho na TV foi “Pé na Cova”, seriado exibido na TV Globo.
Em “Polaróides Urbanas”, dirigido por Miguel Falabella em 2008, Marília interpretou duas personagens, Magda e Magali. No longa “Tieta do Agreste”, adaptado do clássico literário de Jorge Amado, ela deu vida a Perpétua, um dos papéis principais. Mais uma protagonista interpretada por ela foi Maryalva Matos, em “Dias Melhores Virão”, de 1988, dirigido por Cacá Diegues.
Na comédia “Bar Esperança, O Último Que Fecha”, lançada em 1983, a atriz contracena com nomes como Hugo Carvana, Paulo César Pereio e Sílvia Bandeira. Por fim, no drama “Pixote – A Lei do Mais Fraco”, dirigido por Hector Babenco, que conta os dramas das crianças de São Paulo ao entrarem em contato com a prostituição, a violência e o crime, Marília interpreta a prostituta Sueli.