O Canal Educação, que foi lançado no dia 26 de abril , contará com uma programação educacional que abordará temas que vão desde a educação infantil até o ensino superior.
O conteúdo será exibido no espectro da multiprogramação da TV Brasil, em canal aberto da televisão brasileira, e tem como objetivo expandir a educação e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização nacional.
O Canal Libras exibirá, 24 horas por dia com transmissão exclusivamente pela internet, um conteúdo voltado à rede nacional de educação, desde a educação infantil até o ensino superior, universalizando o conhecimento e a informação por meio de uma grade especialmente dedicada à comunidade surda. Além disso, parte de sua programação será exibida no Canal Educação.
Para o ministro da Educação, os novos canais reforçam a preocupação do Governo Federal com a melhoria da qualidade de vida e valorização de pais, professores e estudantes do país. “O Governo Federal disponibilizará aos lares brasileiros dois novos canais. Serão conteúdos variados, como aulas remotas, dicas de preparação para o Enem, documentários, programas educativos e culturais, de qualidade e com acessibilidade. O Canal Libras, em especial, representa um marco na história brasileira, pois, pela primeira vez, haverá um canal que dará protagonismo aos surdos na TV aberta.”, destacou o ministro.
A criação da nova programação na TV aberta brasileira e nos pacotes de TV por assinatura é voltada, ainda, para a capacitação de professores, coordenadores e gestores escolares, além de atender aos anseios dos pais, preocupados com o nivelamento da educação de seus filhos.
A emissora estreia na televisão aberta digital em multiprogramação nas capitais onde a TV Brasil possui transmissoras (2.1 Manaus, 2.3 no Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Luís; e 1.3 em São Paulo).
A programação começa com quatro atrações próprias produzidas pela equipe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), como o programa semanal de entrevistas ‘Falas da Educação’, que traz debates, em 26 minutos, de especialistas falando a respeito das melhores práticas para a educação.
Além de programas educacionais, serão exibidos, tanto no Canal Educação quanto no Canal Libras, programas de jornalismo. Serão transmitidos, também, programas de variedades, como culinária, entrevistas, documentários históricos e contemporâneos, atualidades, perspectivas de futuro, entre outros, tendo uma grade voltada para educar, conscientizar e esclarecer o cidadão.