Canteiro de obras do ‘Gigantes da Floresta’ é montado e seguirá traçado natural no Promindu

A empresa licitada para a execução da obra trabalha na execução de limpeza, remoção de camada vegetal, e construções do canteiro e do tapume. Fotos – Arquivo / Semcom
Compartilhe

Após 11 dias da assinatura da ordem de serviço para a construção do parque Gigantes da Floresta, pela Prefeitura de Manaus, o canteiro de obras do primeiro parque linear multigeracional, urbano e temático entre as zonas Leste e Norte, segue cronograma de montagem, mesmo diante das intensas chuvas do período.

O canteiro segue normas e critérios técnicos de segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, e não há previsão de supressão vegetal na área, pois o local recebeu a implantação do Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (Promindu), quando ocorreu retirada de ocupações e movimentos de terra. As espécies plantadas na região ocuparam as bacias de retenção.

A empresa licitada para a execução da obra trabalha na execução de limpeza, remoção de camada vegetal, e construções do canteiro e do tapume.

O projeto do parque Gigantes da Floresta aproveitou o traçado natural do espaço público sem definição, com suas curvas e aclives no terreno, pensando e planejando ambientes que reúnam uma diversidade de elementos para atender a diversos públicos.

“Por isso a implantação de uma variedade de áreas de vivência, bosqueadas, faixa saudável com pista de caminhada, faixa verde para a arborização e ciclovia, quiosques com áreas de mesas, passeios livres de obstáculos, para se caminhar ao ar livre. Com isso, buscamos os preceitos de acessibilidade universal. E ainda temos playgrounds e academias ao ar livre, permitindo aos moradores resgatar os vínculos e o senso de pertencimento com os espaços públicos”, explicou o diretor de Planejamento Urbano do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

As calçadas do parque terão a caixa viária regularizada, serão dotadas de passeios, guias, sarjetas, sinalização horizontal e vertical, bem como de dispositivos de microdrenagem e acessibilidade universal (rampas, faixa de pedestre, pontes de interligação, entre outros recursos).

Obra

A área de intervenção do parque fica localizada entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, na divisão entre as zonas mais populosas da cidade.

O parque é resultado de um convênio firmado entre Prefeitura de Manaus e governo do Estado, com 2 quilômetros de extensão. A previsão é que o espaço seja entregue em dezembro de 2023 e o prazo de construção é de 360 dias corridos.

A obra foi licitada ainda no ano passado, tendo como vencedora a empresa Construtora Progresso Ltda., dentro da concorrência pública 012/2022, realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML), no valor de R$ 47.738,779,20.

Com a construção, a população vai ganhar um espaço público de qualidade numa área hoje sem uso definido, sendo passível de novas ocupações irregulares e até de lixeiras viciadas.

A área de sua construção envolve mais de 149.374,41 metros quadrados, sendo o parque incluído em três trechos do Promindu, circundando a Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, estacionamento e quadra poliesportiva, que serão totalmente preservadas.

Para atender todas as faixas etárias e grupos, a prefeitura projetou espaços para Pessoas com Deficiência (PcD) e com mobilidade reduzida, como um playground inclusivo e um play pet. Zumbas, shows e apresentações culturais também terão área reservada no parque.

O espaço vai ganhar um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), com 626,20 metros quadrados, e a construção de 180 unidades habitacionais no seu entorno, divididas em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com 101 vagas de estacionamento para carros e motos. Estes serão entremeados por calçadas arborizadas e playgrounds.

E na extremidade oposta ao conjunto habitacional será implantado o parque temático com esculturas de grandes dimensões alusivas à natureza amazônica, com uma diversidade de cenários interativos. Os espaços terão iluminação cênica direcionada, como também alguns vão contar com áreas molhadas com jatos de água.

O parque temático do Gigantes da Floresta fará parte da segunda etapa de execução do complexo de lazer, não fazendo parte deste convênio com o governo. Esculturas e figuras de grandes dimensões serão uma ode à Amazônia, com uma diversidade de cenários interativos, áreas molhadas, e brinquedos lúdicos e interativos para adultos e crianças.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais