A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) firmou parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civilpara realizar ações de Educação em Saúde para o combate ao mosquito Aedes Aegypti em canteiros de obras.
Na próxima terça-feira, (19/0)4, 20 profissionais da construção civil, incluindo enfermeiros e técnicos do trabalho, serão capacitados para multiplicar as informações junto aos trabalhadores nos canteiros de obra.
“A indústria da construção civil tem um papel importante para o controle do Aedes, já que o ambiente de canteiros de obras é propício para a proliferação do mosquito, caso não sejam tomadas as medidas de prevenção necessárias. É importante que as pessoas que trabalham nesses ambientes tenham as informações necessárias sobre a prevenção e controle do Aedes no local de trabalho”, afirma a chefe do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa, enfermeira Lilian Paula Lima Zacarias.
Nesta segunda-feira (11/04), uma equipe da Semsa, visitou um canteiro de obra na zona Oeste de Manaus, para avaliar os principais pontos que podem ser abordados na capacitação.
“A visita é uma forma de fazer avaliação da situação atual nos canteiros de obra e, a partir dessas informações, direcionar a capacitação dos profissionais para a eliminação dos depósitos que podem acumular água e que ajudam na proliferação da larva do Aedes ou do mosquito adulto. E é importante estabelecer a parceria com outras instituições, já que o controle do mosquito só pode ser feito com o envolvimento de toda a sociedade”, destacou o chefe do Núcleo de Entomologia e Controle Vetorial da Semsa, Edvaldo Raimundo Nazaré da Rocha.
Entre janeiro e março deste ano, o município de Manaus registrou 607 casos notificados de dengue, sendo que, no mesmo período do ano passado, o número de notificações chegou a 1.853.