O Governo do Amazonas lançou a programação do Carnaval 2022, que terá suas apresentações em formato de live, no Centro de Convenções – Sambódromo.
Devido a pandemia da Covid-19, as agremiações farão a apresentação, nos dias 17, 18 e 19 de março, sem público. As transmissões ao vivo na televisão ficam a cargo da TV A Crítica.
Programação
As três noites de folia começam na quinta (17/03) com a apresentação das nove escolas do Grupo de Acesso B. As nove agremiações do Grupo de Acesso A partem na sexta (18/03). Já o Grupo Especial, com oito escolas, encerra as transmissões no sábado (19/03).
Relevância
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, todos os anos o Carnaval movimenta a economia com postos de trabalho diretos e indiretos, gerando renda para diversos trabalhadores.
“Cerca de 10 mil postos de trabalho, sendo 4,5 mil somente nos galpões dos grupos Especial e Acesso, foram gerados naquele ano”, explica o secretário se referindo ao ano de 2019.
Apresentações
Cada escola levará uma alegoria e itens como mestre-sala e porta-bandeira, bateria, puxador de samba, passistas e alas, com número de integrantes reduzido de até 300 pessoas.
As escolas vão iniciar o desfile pela concentração, com evolução em frente ao palco da apresentação que será montado na área do recuo da bateria.
O tempo máximo de desfile de cada agremiação é de até 30 minutos para os Grupos de Acesso e 40 minutos para as escolas do Grupo Especial.