Carnaval 2023: Prefeitura apresenta plano de trânsito no desfile das escolas de samba

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura apresenta plano de trânsito e transporte no desfile das escolas de samba e blocos
Foto: João Viana / Semcom
Compartilhe

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) apresentou nesta terça-feira (14/02) o planejamento das ações de trânsito e transporte de monitoramento das áreas próximas ao centro de convenções (sambódromo), durante os desfiles das escolas de samba.

Na apresentação do planejamento das ações de transporte, o IMMU inseriu na programação, um pedido da comissão das agremiações do grupo especial para disponibilizar ônibus urbanos aos foliões, após o desfile de cada escola.

Agentes de trânsito vão atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres para garantir a segurança e a fluidez nas vias. Além disso, o IMMU realizará orientações com mensagens educativas que serão distribuídas ao público no dia 18/2, a partir das 18h.

 

Desfile no sambódromo

Nos dias 16 e 17/2, durante o desfile do grupo de acesso, haverá somente interdição da avenida Flaviano Limongi (ao lado do sambódromo). No dia 18/2, sábado, é o desfile do grupo especial, e a partir das 7h, haverá interdição da avenida do Samba, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil, com o seguinte esquema:

Avenida Pedro Teixeira – Trecho da rua Francisco Orellana até a Constantino Nery; avenida Loris Cordovil, no trecho entre a alameda do Samba e rua Vivaldo Lima (SPA Alvorada); avenida Belmiro Vianês entre a Pedro Teixeira e Lóris Cordovil; rua Flaviano Limongi, entre as avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil.

 

Carnaval do bairro Educandos

Nos dias 18, 19, 20 e 21/2, haverá interdição de vias, a partir das 14h. Os veículos que trafegam na avenida Leopoldo Peres e na rua Vista Alegre em direção ao Amarelinho ou à ponte Educandos, devem acessar a rua Manoel Urbano, ao lado da usina Americana, converter à esquerda ao lado da igreja, depois à direita para a rua Inocêncio de Araújo, em direção à ponte Educandos.

Os veículos que trafegam na rua Amâncio de Miranda em direção à avenida Leopoldo Peres ou à rua Vista Alegre, devem acessar a rua Inocêncio de Araújo à esquerda (sorveteria,) seguir para a ponte Educandos, converter à direita para a rua Isabel, à direita, depois para a rua José Paranaguá e à esquerda para a avenida Lourenço da Silva Braga, em direção ao bairro de Educandos.

 

Bloco das Piranhas e banda do Galo

O bloco das Piranhas, no dia 19/2, e a banda do Galo, em 21/2, acontecerão no sambódromo. Os agentes realizarão fiscalização e monitoramento das vias ao redor do local do evento para coibir estacionamentos irregulares e auxiliando na travessia de pedestres.

As interdições irão começar a partir do meio-dia. Os veículos que trafegam na avenida Pedro Teixeira, oriundos do bairro Dom Pedro podem acessar a avenida Constantino Nery em direção ao Centro ou aos bairros, não podendo seguir em frente em razão da obra emergencial na Djalma Batista.

O IMMU informa que serão interditadas duas faixas na pista da avenida Pedro Teixeira, em frente ao sambódromo para a circulação de pedestres. Os motoristas terão livres as faixas da direita em direção à Constantino Nery.

Transporte

Em relação ao transporte coletivo, as linhas de ônibus irão operar com frota reforçada dos coletivos que atendem as imediações do sambódromo, no próximo sábado, 18/2.

As linhas que circulam no entorno do sambódromo terão seus horários estendidos até à meia-noite. Após esse horário haverá carros de apoio que realizarão viagens extras até o fim do evento.

Para melhor atendimento aos torcedores das agremiações carnavalescas, haverá programação especial e horários estendido de linhas até as 4h da madrugada, conforme programação abaixo:

010 – Norte / Sul / est. 2 / T2 / Cachoeirinha

227 – Alvorada 3 / est. 2 – Arena

A222 – Promorar / Alvorada / est.2 – Arena Oeste

A225 – Nova Esperança / est. 2 – Arena

652 – T4 / T5 – Ephigênio Salles / Sambódromo Leste

Serão criadas, ainda, duas linhas extras:

900- Praça 14 / Petrópolis / Cachoeirinha

901 – Compensa / Santo Antônio / São Raimundo / Aparecida

O IMMU destaca que fiscais de transporte estarão atuando nos Terminais de Integração e locais estratégicos para verificar a frota e ainda orientar passageiros quanto às linhas de ônibus. Fiscais de transportes se revezarão no Centro de Controle da Cidade (CCC) para monitorar as plataformas e as circulações dos coletivos.

– As linhas abaixo serão estendidas com auxílio de ônibus de apoio até o final do desfile:

011 – Vivenda Verde / T1 / Centro

207 – Redenção / Centro

213 – Augusto Montenegro / Ceasa

214 – Conjunto Hiléia / Centro

215 – Bairro da Paz / est.2/ Mário Ypiranga / Ceasa

219 – Augusto Montenegro / est. 1 / T1 / Centro

223 – Augusto Montenegro / Nova Esperança / Centro

302 – Fazenda Esperança – Km 8 -15 / est.3-2-1 / T1 / Centro

305 – BR-174 / Km 41 / est. 3-2-1 / T1 / Centro

306 – Aeroporto / est.3-2 / T1 / Centro

319 – João Paulo II / Renato Souza Pinto / est.4-3-2-1 / T1 / Centro

320 – União da Vitória / est.3-2-1 / T1 / Centro

321 – Comunidade São João / est.3-2-1 / T1 / Centro

324 – Comunidade São Pedro / est.3-2-1 / T1 / Centro

330 – Lago Azul / est.3-2-1 / T1 / Centro

356 – Viver Melhor / estr. 3-2-1 / T1 / Centro

430 – Colônia Japonesa / est.3-2-1 / T1 / Praça da Saudade

444 – Aliança com Deus / est.3-2-1 / T1 / Praça da Saudade

448 – Cidade de Deus / est. 4-3-2-1 / T1 / Centro

454 – Colônia Santo Antônio / est.3-2-1 / T1 / Centro

500 – Novo Israel / est.3-2-1 / T1 / Centro

654 – T4 / Nathan Xavier / Nilton Lins / Parque 10 / est.2 – Arena

a202 – Bairro da Paz / est.2 – Arena

a204 – Parque Mosaico/ Planalto / est.2-Arena

a206 – Redenção / est.2 – Arena

a402 – Comunidade União / est.2 – est. Arena

a407 – Jardim Primavera / Parque 10 / est.2-Arena

640 – T4-T3 / Cidade Nova / Centro

540 – Ouro Verde / T1 / Centro

560 – T4 / Cidade de Deus / Centro

455 – Rio Piorini / Santa Marta / Centro.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais