Casos da dengue no Brasil e AM crescem: vacina protege contra formas graves

Crescem os casos da dengue no Brasil e AM: vacina protege contra formas graves
Vacina será aplicada no público-alvo de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. Imunização é parte de uma série de ações iniciadas ainda em 2023 para enfrentamento da doença. Foto: Freepik
Compartilhe

De acordo com dados do Ministério da Saúde, houve um aumento de 43,8% dos casos de dengue no país até março deste ano, quando comparado a igual período anterior. Em 2022, nesse intervalo de tempo, foram notificados 209,9 mil casos prováveis de dengue. Já em 2023, o número saltou para 301,8 mil.

No Amazonas, foram registrados, em 2022, 5,4 mil casos de dengue. Já em 2023, somente no período de janeiro a março, esse número ultrapassou a casa dos 4,8 mil, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Neste cenário, manter a cobertura vacinal contra a dengue atualizada é essencial. “Como existem quatro sorotipos de vírus da dengue. Quando a pessoa é contaminada, fica imune àquele tipo específico, por exemplo o DEN 1. Mas pode contrair novamente a doença pelo DEN 2, DEN 3 ou DEN 4, e assim sucessivamente. A cada contágio, a chance de agravamento é maior. Já a vacina, protege contra todos os sorotipos”, explica a responsável técnica pelo serviço de vacinas do Sabin em Manaus, enfermeira Gueine Cavalcante.

Conforme indica a Sociedade Brasileira de Imunizações (SbIm), a Dengvaxia previne cerca de 65,5% dos casos gerais de dengue, evita 93% dos casos mais graves e reduz em 80% as internações pela doença. Diante da alta nas notificações, a vacina se torna ainda mais indicada para prevenção da doença.

Gueine Cavalcante informa que os interessados podem fazer a solicitação da vacina diretamente na unidade, por ordem de chegada. “É necessário que a pessoa já tenha tido a doença anteriormente (comprovação em exame ou termo assinado pelo paciente) e que esteja na faixa de até 45 anos (acima disso apenas com solicitação médica)”, salienta.

Endêmica no Brasil, a dengue tem como principal vetor de transmissão a fêmea do Aedes Aegypti. Febre elevada, dores musculares intensas, dor de cabeça, náusea, vômito são os sintomas mais comuns da doença.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais